BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Sábado, 21 de Junho de 2025

POLÍTICA Quinta-feira, 07 de Janeiro de 2021, 16:47 - A | A

07 de Janeiro de 2021, 16h:47 - A | A

POLÍTICA / 1º Mandato

“Tenho projetos que são essenciais para Barra do Garças”, diz vereador

Hadeilton Tanner (PSD), quer implantar projetos para atender as áreas esportiva, veterinária e urbanística na cidade.

Emily Tinan e Ronan de Sá
da Redação



Semana7

WhatsApp Image 2021-01-07 at 16.39.01.jpeg

Hadeilton Tanner (PSD) conhecido como Guinha, concedeu entrevista ao Semana7, na manhã dia (5), e disse que pretende expandir seu projeto esportivo que atende crianças, e criar outros dois; um que ajude na proteção e no controle animais de rua; e outro de arborização na cidade.

O estreante Guinha, falou sobre seus projetos e como pretende executá-los durante os quatro anos que estará no Legislativo. O vereador pretende atuar em diversas áreas, mas que primeiramente vai lutar pela implantação do projeto esportivo infantil nos bairros de Barra do Garças.

Antes de se eleger como vereador, Guinha já executava seu projeto da “Escolinha Esportiva” para as crianças no bairro Piracema e adjacentes. Agora como vereador, ele deseja expandir Escolinha Esportiva para outras regiões do município, começando pelo campo de futebol abandonado no bairro da Vila Maria. “Quero juntamente com o secretário de Esporte, [José Carlos Salamoni], a possibilidade de revitalização daquele campo no Vila Maria, para colocarmos um professor que dê aulas em dias alternados”, explicou.

O Escolinha Esportiva que já vinha sendo desenvolvido juntamente com o atual vice-prefeito, Professor Sivirino Souza, alcança cerca de 148 crianças de 6 até 11 anos, no período da manhã e 12 aos 14 no período da tarde, o projeto é executado no campo da Vila Olímpica e atende os bairros Solar Ville, Ouro Fino e Wilmar Peres.

Eu acredito que o esporte pode transformar a vida das crianças, no sentido de tira-las de coisas ruins que a sociedades tem, como vícios em drogas e álcool

 

Além dos materiais esportivos e de uma estrutura adequada para o desenvolvimento das atividades esportivas, Guinha quer também garantir lanche para as crianças que participaram do projeto. “Eu acredito que o esporte pode transformar a vida das crianças, no sentido de tira-las de coisas ruins que a sociedades tem, como vícios em drogas e álcool”, ponderou.

Saúde pública

Animais abandonados nas ruas se tornou uma coisa comum em nossa cidade. O aumento descontrolado de cães e gatos se tornou um problema para a saúde pública, quando esses bichinhos começam a desenvolver doenças contagiosas. Pensando em diminuir esse problema pela raiz, Guinha possui um projeto de castração dos animais de rua.

"Inicialmente a ideia é criar um abrigo para recolher esses animais e em primeiro momento castrá-los para ter o controle da natalidade, e ao longo prazo diminuir a população de rua, principalmente de cães e gatos'', disse o vereador.

A castração, possui em seu maior benefício, o controle da natalidade, mas a partir disso, gera várias consequências positivas ao animal. Conforme a Organização não Governamental, APAMA, a castração em machos evita a marcação do território, a agressividade motivada por excitação sexual constante, além de tumores testiculares. Já nas fêmeas, a castração evita o câncer nas glândulas mamárias na fase adulta, a Piometra (grave infecção uterina) em fêmeas também adultas, além de evitar a “gravidez psicológica” e suas consequências como infecção das mamas.

“Este projeto será um pouco mais longo, porém eu tenho certeza que irei conseguir realizar também durante esses quatros anos”, afirmou o vereador.

Cidade mais verde

Além desses projetos, o vereador ainda tem uma preocupação ambiental com o município em relação a arborização. Guinha pretende plantar mais árvores principalmente no centro da cidade, onde irá contribuir com o bem-estar das pessoas e dos animais, que irão encontrar uma boa sombra, além de elevar a permeabilidade do solo e ajudar no controle de temperatura e na umidade do ar.

“Quero poder criá-lo em parceria com a Sema. Tenho certeza que se criarmos esse projeto e chamarmos a população para plantarmos essas mudas, principalmente no centro, iremos ajudar a contribuir para uma Barra do Garças mais arborizada”, concluiu.

Comente esta notícia