Neiriane Santos
Da Redação
Barra do Garças continua na classificação de cidades com risco ‘alto’ para o novo Coronavírus, conforme o Boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgado na tarde da última segunda-feira (01).
De acordo com Boletim Informativo n° 358 com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso, 18 cidades registram alta classificação de risco para o Coronavírus. São eles: Nova Xavantina, Carlinda, Poconé, Pontes e Lacerda, Cuiabá, Barra do Garças, Primavera do Leste, Alta Floresta, Cáceres, Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis, Sorriso, Colíder, Campo Verde, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde e Cotriguaçu.
A definição de risco alto é feita pela SES-MT, que considera a taxa de casos ativos nos últimos 7 dias em relação à semana anterior e taxa de ocupação de leitos de UTI no município.
Barra do Garças aparece na classificação com 253 casos ativos e taxa de crescimento de contaminação de 5,18%.
Desde o início da pandemia, o município contabiliza 4.853 casos confirmados de Coronavírus, 56 novos casos registrados durante este final de semana. Dos casos totais, 4.449 são considerados recuperados. A taxa de recuperação é de 91,67%.
Ontem (01), o Boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde registrou mais dois óbitos de moradores do município, ao todo são 160 mortes causadas pelo vírus desde o início da pandemia na cidade.
Os indicadores de classificação de risco são atualizados duas vezes por semana, às segundas e quintas-feiras, e os resultados são divulgados nos Boletins Informativos da SES.
Recomendações aos municípios
Por meio do Decreto Estadual nº 522, de 12 de junho de 2020, o Governo de Mato Grosso faz diversas recomendações aos municípios classificados com risco baixo, moderado, alto e muito alto de contaminação pelo Coronavírus.
As orientações para os municípios classificados como risco baixo são: evitar circulação de pessoas pertencentes ao grupo de risco, conforme definição do Ministério da Saúde; isolamento domiciliar de pacientes em situação confirmada de Covid-19 e quarentena domiciliar de pacientes sintomáticos em situação de caso suspeito para de Covid-19, entre outras.
Para os municípios classificados com o risco moderado de contaminação pelo vírus, o Governo recomenda a implementação e manutenção de todas as medidas previstas para o nível de risco baixo, além de quarentena domiciliar para pessoas acima de 60 anos e grupos de risco definidos pelas autoridades sanitárias; suspensão de aulas em escolas e universidades.
Já para os municípios classificados com alto risco de contaminação pela doença, as recomendações anteriores são mantidas e acrescentadas novas orientações como: proibição de qualquer atividade de lazer ou evento que cause aglomeração; proibição de atendimento presencial em órgãos públicos e concessionárias de serviços públicos e adoção de medidas preparatórias para a quarentena obrigatória.
(Com informações da SES-MT)