Folha Max
A média móvel de mortes por Covid em Mato Grosso apresentou um aumento de 118%. A informação é do balanço do consórcio de veículos de imprensa, formados pelo G1, O Globo, O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo e Uol, divulgado pelo Jornal Nacional na noite desta quarta-feira (18).
Ainda conforme o consórcio, na terça outros 13 estados apresentaram alta; outros oito e o Distrito Federal estão em estabilidade; e quatro com queda na média de mortes. A média móvel é o cálculo das mortes da última semana, dividida por sete. Este cálculo é usado para avaliar o momento da pandemia de forma mais real, já que aos fins de semana e feriado há deficiência no lançamento de casos no sistema das secretarias estaduais de saúde.
Para chegar a conclusão se houve aumento ou redução de casos e mortes da doença, é usada a média móvel do dia e comparada com a média de 14 dias atrás.
Por mais de 60 dais, Mato Grosso vinha apresentado cenário de estabilidade ou queda da doença. Porém, na última semana, começou a aumentar a média de casos no Estado.
O aumento da média móvel ocorreu após a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) revisar o banco de dados da Covid-19 em Mato Grosso. De acordo com a Vigilância Epidemiológica Estadual, foram identificadas e corrigidas inconsistências que retinham os dados no sistema, o que justificaria o aumento. O lançamento desses dados ocorreu no último dia 12.
A correção resultou no aumento acumulado dos casos confirmados da Covid-19 e de cerca de 70 óbitos registrados entre março e novembro de 2020. Portanto, os casos não são recentes e não estão ativos. O número de recuperados também foi impactado pela correção.
Desde o lançamento desses dados, os casos e mortes por Covid estão dentro da estabilidade. A tendência é de que, a partir de sexta, a média móvel de casos e mortes deve voltar a cair.
NOVOS DADOS
Nesta quarta-feira (18), a SES- MT notificou 153.971 casos confirmados da Covid-19, sendo registrados 4.063 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.
Foram notificadas 516 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 153.971 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 5.154 estão em isolamento domiciliar e 144.342 estão recuperados.