BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Sexta-feira, 11 de Outubro de 2024

SAÚDE Sexta-feira, 02 de Julho de 2021, 17:29 - A | A

02 de Julho de 2021, 17h:29 - A | A

SAÚDE / Esclarecimento

Secretaria de Saúde de Barra do Garças afirma que jamais aplicou doses vencidas

Em nota, foi afirmado que as doses dos lotes que saíram as vacinações após a validade foram ministradas antes de seu vencimento na cidade

Assessoria
Secom-BG



Através de nota oficial divulgada na tarde dessa sexta-feira (2) a Secretaria Municipal de Saúde de Barra do Garças informou que os lotes 4120Z001 e 4120Z005 foram recebindos e aplicados antes de seus vencimentos, sendo respectivamente, março e abril de 2021.

Conforme reportado mais cedo, em pesquisa divulgada pela Folha de São Paulo baseado nos dados do Ministério da Saúde, pelo menos 26 mil doses da vacina AstraZaneca, de oito lotes diferentes, foram aplicadas após o vencimento em todo o Brasil. Na pesquisa, feita com dados até o dia 19 de junho, Barra do Garças aparece com uma aplicação.

Segundo o Coordenador de Imunização no Estado, Tiago Nunes Rondon, ocorreu uma alteração do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI) e por isso foi gerado esse conflito na divulgação de informações.

Em nota emitida pelo Ministério da Saúde, este informou que “nenhuma dose de vacina é entregue aos estados e Distrito Federal vencida” e que “cabe aos gestores locais do SUS o armazenamento correto, acompanhamento da validade dos frascos e aplicação das doses, seguindo à risca as orientações do Ministério”.

"A Secretaria reitera que jamais aplicaria doses de vacinas vencidas na população e que está seguindo todas as recomendações e orientações das autoridades sanitárias. A prefeitura de Barra do Garças, através da Secretaria Municipal de Saúde reitera o compromisso e a responsabilidade com a saúde de seus munícipes", finaliza a nota.



Comente esta notícia