Assessoria
Em Barra do Garças, as doses chegaram na quarta-feira (20), por um avião fretado pelo Estado de Mato Grosso, no aeroporto do município. Devido a um contratempo técnico, a previsão de chegada que era às 13h30 foi adiada para às 19h, horário de Brasília.
Segundo o secretário de saúde, Adilson Tavares, nessa primeira remessa devem ser imunizadas em média 734 pessoas, sendo assim, o município recebeu 1468 vacinas, já que todos os imunizados receberão duas doses.
A data de início da vacinação será nesta quinta-feira (21) e funcionará em sistema rotativo, ou seja, haverá duas unidades volantes que irão até as residências e/ou locais de trabalho das pessoas pertencentes ao primeiro grupo de prioritários.
“Esse planejamento de imunização montado pela equipe da Secretaria de Saúde de Barra do Garças, tem o objetivo de evitar aglomerações, dar comodidade às pessoas com dificuldade de locomoção e atingir a meta de vacinação com eficácia”, revela o secretário de saúde.
Tendo em vista que as doses recebidas pelo Governo Federal não são suficientes para a imunização de todos os profissionais da saúde do município, serão priorizados os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus, dentre eles:
• Todos os funcionários da UPA;
• Os funcionários da UTI - Covid do Hospital Municipal;
• Funcionários que realizam exames de imagem (raio-x, ultrassom e outros);
• Funcionários da UTI - Covid do Hospital MedBarra e idosos acima dos 75 anos.
Depois será a vez das pessoas acima dos 60 anos institucionalizadas, ou seja, pessoas residentes em abrigos. Como Barra do Garças não conta com esse tipo de instituição, serão ofertadas essas doses a pessoas pertencentes ao projeto “Melhora em casa”, que são pacientes acamados e com comorbidades.
Neste mesmo lote foram entregues as vacinas pertencentes às cidades que compõem o consórcio regional de saúde, que são (e o número de doses):
- Araguaiana (72),
- Barra do Garças (1468),
- Campinópolis (179),
- General Carneiro (86),
- Nova Xavantina (233),
- Novo São Joaquim (84),
- Pontal do Araguaia (106),
- Ponte Branca (40),
- Ribeirãozinho (48)
- Torixoréu (70).
Assim como também doses para a imunização de todos os indígenas, aldeados e maiores de 18 anos que pertencem ao território das cidades citadas acima.
Vale ressaltar que, a situação de nosso município é ainda muito grave, nesta quarta-feira (20), os leitos de UTI na rede pública estão com 100% de ocupação. É ainda necessários os cuidados preventivos previstos em decreto pelos gestores de nossa cidade.