VARIEDADE Segunda-feira, 28 de Junho de 2021, 15:00 - A | A

28 de Junho de 2021, 15h:00 - A | A

VARIEDADE / “Território: Nosso Corpo, Nosso Espírito”

Filme de jovens barra-garcenses estreia em plataforma de streaming do Banco Itaú

Produção tem parceria com a Namunkurá Associação Xavante (NAX) e é o único representante de Mato Grosso na plataforma Itaú Cultural Play.

Assessoria



Produzido em 2019 pelos alunos egressos do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Mato Grosso (Campus Araguaia II), Clea Torres e João Rocha, o documentário “Território: Nosso Corpo, Nosso Espírito” estreou no dia 19 de junho no Itaú Cultural Play, nova plataforma de streaming do Banco Itaú. A obra foi realizada em parceria com o Núcleo de Produção Digital da UFMT e a Namunkurá Associação Xavante (NAX), como trabalho final de graduação.

Abordando o protagonismo de mulheres, principalmente da etnia Xavante, na luta por direitos e demarcação de terras dos povos indígenas, o filme foi escolhido pela curadoria interna do banco para integrar o catálogo do streaming na sessão “Um olhar do Centro", que selecionou produções da região centro-oeste, sendo este o único representante do estado de Mato Grosso.

O documentário mistura a cobertura do Acampamento Terra Livre (ATL/2019) em Brasília, com visitas a aldeia Xavante Namunkurá, na Terra Indígena São Marcos, em Barra do Garças (MT), destacando a maneira como essas mulheres promovem suas políticas e mantêm suas práticas culturais dentro e fora dos territórios.

O documentário também foi exibido e premiado em mostras competitivas em diferentes festivais de cinema do Brasil, recebendo Menção Honrosa no CineFest São Jorge 2020 e na 9° Mostra Ecofalante de 2020 e integrando as mostras Sarancine 2021 e Cine Kurimin 2021.

O Itaú Cultural Play é um streaming gratuito que disponibiliza produções audiovisuais brasileiras (filmes, séries, programas de TV) com curadorias da equipe interna com o intuito de incentivar e difundir manifestações artístico-intelectuais, contribuindo para a valorização da cultura das diversas regiões do Brasil. O filme pode ser visto através do link: https://www.itauculturalplay.com.br/.

image
image


Comente esta notícia