VARIEDADE Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2023, 13:48 - A | A

18 de Dezembro de 2023, 13h:48 - A | A

VARIEDADE / FIM DE ANO

Saiba a importância de realizar revisões em seu carro antes de viajar

Especialista lista motivos para efetuar manutenções nos veículos antes de pegar a estrada

Da Assessoria



Com o fim do ano e o período de festas se aproximando, muitas famílias estão prontas para viajar, seja para aproveitar alguns dias de folga ou para apreciar um passeio em conjunto. Contudo, antes de embarcar nessa aventura, é essencial lembrar da importância de realizar uma revisão completa e minuciosa em seu veículo, diminuindo assim a chance de acidentes durante o percurso. A manutenção adequada pode garantir uma viagem tranquila e segura para todos os ocupantes do carro.

Segundo Alvaro Farias, coordenador do curso de Engenharia Mecânica da Faculdade Anhanguera, a revisão regular do veículo é crucial durante todo o ano, mas antes de um feriado, se torna ainda mais significativa devido a diversos fatores que podem impactar o desempenho e a segurança do veículo.  

Abaixo, o docente listou algumas razões pelas quais a manutenção antes de viajar é fundamental nesse período: 

Aumento da demanda de viagens: As estradas tendem a ficar mais movimentadas. É essencial ter certeza de que os freios, suspensão, amortecedores e outros componentes críticos estão em bom estado para evitar acidentes e lidar com situações de tráfego intenso; 

Longas distâncias percorridas: Muitas pessoas aproveitam esse o feriado para realizar viagens mais longas. Nesses casos, é fundamental verificar todos os fluidos do veículo, incluindo óleo do motor, líquido de arrefecimento, fluido de freio e fluido da direção hidráulica, para garantir um bom desempenho e evitar falhas mecânicas; 

Manutenção preventiva: A revisão também pode ajudar a identificar problemas ocultos ou em potencial no veículo. Ao realizar uma inspeção completa, é possível detectar vazamentos, desgaste de peças e outros problemas antes que eles se tornem mais sérios e causem inconvenientes durante a viagem.

“Efetuar uma análise minuciosa do veículo, especialmente nos sistemas de freio, pneus, escapamento, arrefecimento, bateria e iluminação, pode ser crucial para evitar contratempos e garantir uma viagem segura e tranquila. Escolher a manutenção preventiva revela-se mais econômico e eficiente do que lidar com problemas imprevistos durante o percurso. Colocar a segurança como prioridade é essencial para preservar o bem-estar de todos os ocupantes”, conclui o especialista. 

Sobre a Anhanguera  

Fundada em 1994, a Anhanguera oferece educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho por meio de seus cursos de graduação, pós-graduação, cursos Livres, preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos, presenciais ou a distância, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. São mais de 15 mil profissionais e professores entre especialistas, mestre e doutores. 

Além disso, a instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas. A Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar conhecimentos com toda a sociedade a fim de impactar positivamente as comunidades ao entorno das instituições de ensino. Para isso, conta com o envolvimento de seus alunos e colaboradores a partir de competências alinhadas às práticas de aprendizagem e que contribuem para o desenvolvimento do País.  

Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 106 unidades próprias e 1.398 polos em todos os estados brasileiros.   

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

governo_estado_impacto_queimadas_728x90px.gif


Comente esta notícia