AGRONEGÓCIO Quinta-feira, 14 de Setembro de 2023, 15:53 - A | A

14 de Setembro de 2023, 15h:53 - A | A

AGRONEGÓCIO / AGRONEGÓCIO

Dia de Campo em Nova Xavantina apresenta técnicas de agropecuária regenerativa

O objetivo é apoiar o aumento da produção sustentável associada à redução de custos

Assessoria
TNC Brasil



Cerca de 60 produtores e proprietários rurais do Vale do Araguaia participaram nesta terça-feira, 12 de setembro, do Dia de Campo realizado em Nova Xavantina, Mato Grosso. O objetivo foi apresentar técnicas e formas de implementar a agropecuária regenerativa e sustentável em suas atividades rurais. 

Durante o encontro, foram realizadas palestras para promover e disseminar conteúdo técnico, metodologias e exemplos de modelos de agropecuária regenerativa e sustentável. Os palestrantes trouxeram abordagens importantes como técnicas de conservação de solos; manejo de sistemas integrados de produção e uso de microrganismos benéficos para o sistema agroecológico; e aplicação de remineralizadores de solos, entre outras boas práticas agrícolas. Além disso, foi possível participar de mesas redondas para sanar dúvidas e interagir com os palestrantes sobre os temas abordados. 

A coordenadora de Projetos de Agropecuária Regenerativa da TNC Brasil, Bianca Cherem, explica que no Vale do Araguaia há uma parceria com uma consultoria especializada em sistemas integrados e agricultura regenerativa para dar suporte aos produtores interessados em fazer a transição para uma agricultura mais sustentável. 

“Nosso objetivo é atuar junto a produtores que estão com áreas degradadas a realizar uma mudança com manejos mais adequados, utilizando técnicas de manejos integrados ou sustentabilidade”. 

Segundo ela, essa consultoria atenderá a 100 produtores interessados em promover essa mudança de manejo, oferecendo o suporte necessário para que isto ocorra. São visitas presenciais, conversas on-line e a realização de alguns dias de campo, como o que ocorreu nesta terça-feira. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (66) 992 078 184.

Bianca conta, ainda, que a TNC Brasil atua há 35 anos no Brasil, 15 em Mato Grosso e cinco no Vale do Araguaia. 

“O Vale do Araguaia foi escolhido pelo papel estratégico na conservação da água e na diversidade socioambiental de seu uso, por isso estamos incentivando a produção agrícola sustentável por meio do melhoramento do uso da terra com base em práticas agropecuárias regenerativas que promovem um melhor manejo dos recursos naturais”. 

Além dos produtores, participaram do encontro especialistas da TNC, profissionais da Embrapa Cerrados, representantes da Universidade de Nova Xavantina e consultores especializados no tema. O evento contou com o apoio da Rede ILPF, do Grupo de Apoio de Agricultura Sustentável (GAAS), da Associação Brasileira dos Produtores de Soja MT, do Núcleo Nova Xavantina (Aprosoja), da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), do Sindicato Rural de Nova Xavantina, do Sindicato Rural de Barra do Garça e do Sindicato Rural de Água Boa. 

TNC

A The Nature Conservancy (TNC) é uma organização de conservação ambiental dedicada à proteção das terras e águas das quais toda a vida depende. Guiada pela ciência, a TNC cria soluções locais inovadoras para os principais desafios do mundo, de forma que a natureza e as pessoas possam prosperar juntas. No Brasil, onde atua há 35 anos, o trabalho da TNC concentra-se em solucionar os complexos desafios de conservação da Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica a partir de uma abordagem sistêmica, com foco na implementação e geração de impacto, para mitigar as mudanças climáticas e a perda da biodiversidade. A TNC Brasil é parte da TNC Global, organização que trabalha em 76 países, utilizando uma abordagem colaborativa, que envolve comunidades locais, governos, setor privado e a sociedade civil.

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

Nilo Aniversário


Comente esta notícia