Canal Rural
O governo de Mato Grosso vai investir R$ 17,9 mi em programa de melhoramento genético de novilhas prenhez no estado. A iniciativa está sendo executada pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) através do Mato Grosso Produtivo Leite.
Valor de investimento será aplicado na aquisição de novilhas Girolando meio-sangue, com prenhez confirmada entre quatro e oito meses. Terá o embrião sexado fêmea da mesma raça, resultado da tecnologia de fertilização In Vitro/FIV e da transferência de embriões.
Podem se inscrever no programa, associações e cooperativas ligadas à cadeia leiteira de Mato Grosso, que apresentem condições de aportar, como contrapartida, de 100% do investimento feito pelo estado. Além disso, as instituições selecionadas precisam ter condições de desenvolver e executar o processo de logística e distribuição das novilhas.
A secretária da Seaf, Teté Bezerra, destaca que esse investimento possibilita que os produtores tenham resultados imediatos no aumento de produção e na qualidade do leite. Ressalta também que o programa tem como meta, aumentar a produção no estado.
“Esse gado, com essa genética e especificações, vai trazer um impacto positivo para toda a pecuária de leite. O Governo de Mato Grosso está atuando para fortalecer a cadeia do leite e transformá-la em uma das mais produtivas do País com investimentos, levando assistência técnica e multiplicando conhecimento”, frisa.
Saiba como participar
No total, dez instituições serão selecionadas para participar do programa. As inscrições devem ser feitas até dia 04 de julho de 2023 por e-mail, para o endereço eletrônico [email protected], ou pessoalmente, com a proposta entregue em envelope lacrado na sede da Seaf, em horário comercial (das 8h às 12h e das 14h às 17h). As propostas devem ser entregues em conformidade com o edital de chamamento público.
Confira todas as informações sobre como participar, pelo edital disponível em formato digital no site da Seaf ou para ser retirado pessoalmente em horário comercial, na sede da secretaria. O documento também pode ser solicitado pelos e-mails: [email protected] ou [email protected].
Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).
