BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Quarta-feira, 23 de Abril de 2025

AGRONEGÓCIO Quarta-feira, 03 de Julho de 2019, 18:29 - A | A

03 de Julho de 2019, 18h:29 - A | A

AGRONEGÓCIO / Bacia Leitera

Alto Boa Vista recebeu o Dia Especial sobre a Bovinocultura de leite

João Pedro Donadel
Da Reda



Evento que aconteceu no dia 19 de junho reuniu 64 agricultores no assentamento rural Bandeirantes, na fazenda Andorinha, em Alto Boa Vista, teve como objetivo orientar aos participantes formas de melhorar a qualidade da extração de leite. Também foi mostrado aos presentes o cultivo de um hectare de milho e o ponto ideal de corte para a silagem, ordenha mecânica com a produção diária de 500 litros de leite, planejamento forrageiro e outros.

O prefeito de Alto Boa Vista, Valtuir Cândido (PSC) fala que a prefeitura conta com três tratores para cuidar dos pastos no seu pátio, além de aquisição de mais um ainda nesse mês de junho. A prefeitura, juntamente com a secretaria de Agricultura, está com um projeto para que esse maquinário atenda os produtores de leite do município “o intuito é incentivar o produtor a aumentar a produção de leite dentro de sua propriedade com seu próprio gado” comentou.

Apesar das dificuldades de estrutura, com os laticínios longe da produção, tendo que entrar em parceria com a cidade de Nova Xavantina, cidade localizada à 433km de Alto Boa Vista, o município consegue produzir em média, de acordo com o prefeito, cerca de 20 mil litros de leite por dia. A expectativa, com essa nova parceria, é que esse número suba para 100 mil litros.

Além dos cursos e parceria entre produtores e prefeitura, Valtuir conta da luta para conseguir um laticínio para sua cidade. Em sua visita, na última semana do dia 24 de junho, à Brasília, uma das pautas discutidas foi a de recursos para a construção de um para Alto Boa Vista.

Demais presentes no curso

O técnico agropecuário da Empaer, Fábio Germano Boeck, destaca que o Dia Especial teve como finalidade mostrar o manejo de pastagem, a estratégia de alimentação do gado no período da seca e os equipamentos para fazer silagem voltada para a agricultura familiar.

O secretário de Agricultura Albano Dembogushi explicou que o evento teve o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva da bovinocultura de leite no município. O pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Orlando Lúcio de Oliveira Júnior, falou aos produtores de leite sobre o planejamento forrageiro.

Comente esta notícia