A junção da Secretaria de Cultura e do Turismo no apagar das luzes de 2024, com a reforma administrativa da gestão Adilson II, pode ser revertida hoje (17). Mas esse processo, quem tem a tarefa de levá-lo adiante é o ex-secretário de Cultura do município e atual presidente da Câmara Municipal de Barra do Garças, Alex Matos (Podemos).
O assunto gerou uma série de discussões, incluindo uma Carta Aberta ao prefeito, pelos agentes culturais, artistas, estudantes e entidades ligadas à cultura no município, que afirmaram terem sido pegos de surpresa com a notícia da junção, em janeiro deste ano.
Segundo representantes do setor, a administração anterior (Adilson I) foi marcada por avanços significativos na área cultural, incluindo projetos de capacitação e captação de recursos em níveis federal e estadual, além de editais municipais que dinamizaram a produção cultural da região.
A discussão envolveu inclusive o deputado estadual e ex-secretário de Cultura de Cuiabá e do Estado de Mato Grosso, Beto Dois a Um (UB), que veio a Barra do Garças dialogar com Adilson após a repercussão em nível estadual do ‘fechamento’ da Secretaria.
Resta saber se o antigo secretário da pasta, José Roberto Ferreira Ribeiro, voltará ao cargo ou se o prefeuto Adilson nomeará um novo nome para reger a Cultura. Se isso ocorrer, a gestão passará a contar com 13 secretarias. (Da Redação)
Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI