Pelo menos 12 nomes de prefeitos e ex-prefeitos da base eleitoral do Vale do Araguaia deverão concorrer ao pleito de 2026, em busca de um assento na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Entre eles, estão Leonardo Zampa (PL) de Novo São Joaquim e Adelcino Lopo (MDB) de Pontal do Araguaia, ambos no cargo.
Entre os ex-prefeitos do Norte Araguaia, destacam-se: Daniel Lago (PRD), de Porto Alegre do Norte; Gaspar Lazari (PSD), de Confresa; Janailza Taveira (UB), de São Félix do Araguaia; Fábio Faria (MDB), de Canarana, Abmael Borges (PL), de Vila Rica; e Fernando Gorgen (UB), de Querência, ele é o único que passou por quatro mandatos completos de prefeito.
Na região do Médio Araguaia, o prefeito Leonardo Zampa, que está em seu quarto mandato, é um dos poucos gestores a alcançar esse feito na região, com exceção de Gorgen. Zampa foi o primeiro prefeito a entregar 50 casas do programa SER Família Habitação Já o prefeito Adelcino Lopo iniciou sua segunda administração e se destacou pela boa atuação Ele, inclusive, colocou seu município no cenário nacional com eventos grandiosos, como a maior fogueira do Brasil e o maior arroz carreteiro com pequi.
Outros três ex-prefeitos, que foram bem avaliados em suas duas gestões e que também estão sendo cogitados para uma possível disputa em 2026, são: Marcelo Aquino (PL), de General Carneiro, que terminou o mandato com 95% de seu plano de governo concluído - um feito que poucos conseguiram. Outro nome é de Getúlio Dutra (PSB), ex-prefeito de Araguaiana, que transferiu o município 'prontinho' para seu sucessor, o Pastor José Marra, administrar.
Na região do Alto Araguaia, o ex-prefeito Gustavo Melo (PSB) (de Alto Araguaia), que também trabalhou muito para o desenvolvimento de seu município em dois mandatos, bem como, Ronivon Parreira (UB), de Ribeirãozinho, são outros nomes em destaque. Todos os citados, estão na boca do povo e, claro, podem disputar os votos disponíveis no colégio eleitoral do Vale do Araguaia que são mais de mais de 300 mil, caso assim desejem.
Omar Cirino de Souza 11/01/2025
-- Pará quem começou o mandato como desempregado, não está nada mau. Com fazenda e tudo.
ADRIANO RODRIGUES PEREIRA 10/01/2025
Araguaiana Mt casas q estao fazendo 60-\'/. Mal feita Mt 100 os 50 km q ganhou dinheiro do governo para cascalhar Nao viu 1 pa se qr de cascalho ta intrasitavel Saude pessimal Farmacia básica nunca tem nada Caminhao do lixo e um caminhao bau q so pega de um els qr Entulho NEM se fala Se mató Grosso tivesse fiscalizacao Acho q araguaiana Nao estaría assim más a midia Nao fala so fala oq e pago para falar
2 comentários