Da Redação
Semana7
A Prefeitura de Santa Terezinha está reescrevendo o conceito de temporada de praia na região Norte Araguaia de Mato Grosso. Com foco em atrair turistas por um período mais longo e aproveitar ao máximo as belezas naturais do município às margens do Rio Araguaia, um “novo modelo” de temporada de praia foi implementado, com início ainda em maio e com programação que deve se estender por mais alguns meses.
“A gente faz um convite para todos os mato-grossenses e brasileiros visitarem Santa Terezinha. [...] A gente vem transformando a nossa realidade de temporada, diferente do convencional. Não é mais como era antes, de apenas 30 dias”, explicou o prefeito Thiago Castellan em entrevista ao Semana7. (Veja vídeo no final da matéria)
Desde maio, diversos eventos têm animado a praia da Gaivota, um dos principais cartões-postais da cidade, como o 1º Encontro de Jet Ski, Encontro Automotivo e, mais recentemente, o Festival de Pesca, que reuniu 30 equipes nos dias 28 e 29 de junho. A competição distribuiu R$ 60 mil em prêmios e atraiu não apenas pescadores locais, mas também participantes de cidades vizinhas.
Durante o festival, foram capturados 25 peixes — 12 Paraíbas e 13 Piraras —, todos devolvidos ao rio sem ferimentos, respeitando as normas de pesca esportiva. O evento, considerado o maior do gênero na região Norte Araguaia, contou com apoio do deputado estadual Dr. Eugênio, que destinou emenda parlamentar para a realização.
Além de fomentar o turismo esportivo, a Prefeitura e a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer estão investindo em infraestrutura para atender o público. Barracas de palha estão sendo construídas gratuitamente na praia da Gaivota para garantir conforto aos visitantes. Em contrapartida, a gestão pede conscientização para que o espaço seja mantido limpo e bem cuidado.
A estratégia da administração municipal busca descentralizar o fluxo turístico que, tradicionalmente, se concentrava apenas em julho, mês da alta temporada. Com uma agenda de eventos diversificada ao longo de vários meses, a cidade pretende aquecer a economia local para gerar mais oportunidades para comerciantes, prestadores de serviços e empreendedores da região.