Da Redação
Semana7
Barra do Garças está cada vez mais perto da autorização para abertura do curso de medicina no Centro Universitário do Vale do Araguaia (Univar). Isso porque a instituição de ensino superior recebeu conceito final 4,44 (em uma escala de 1 a 5) após uma visita in loco da comissão do Ministério da Educação (MEC), entre os dias 27 a 29 de setembro.
O resultado final do relatório do MEC saiu ontem (5) e anunciado para comunidade local, na manhã desta sexta-feira (6), durante coletiva de imprensa com o reitor do Univar, Marcelo Soler, o prefeito de Barra do Garças, Adilson Gonçalves, o vice-prefeito, Sivirino Santos, o secretário municipal de Saúde, Adilson Tavares, o presidente da Câmara Municipal, Gabriel Pereira Lopes – Zé Gota e demais vereadores, além do médico Rafael Joviano.
Segundo o reitor do Univar, foram avaliados infraestrutura, corpo docente, projeto pedagógico e campos de estágio. “Obtivemos a nota 4,44, em uma escala de 1 a 5. É uma nota muito alta e que sedimenta o nosso caminho para a publicação de uma portaria de autorização do curso. [...] todo este sonho está próximo de se tornar realidade”, disse. Contudo, ele reiterou que ainda é necessário aguardar os trâmites regulatórios junto ao MEC, Conselho Nacional de Saúde, Ministério da Saúde e Secretaria de Regulação de Ensino Superior.
Soler também se emocionou ao relembrar o trabalho de cerca de 10 anos para a viabilização do curso de medicina em Barra do Garças e agradeceu a todos os envolvidos.
O prefeito Adilson Gonçalves destacou que as unidades de saúde do município obtiveram nota 5 no relatório da comissão do MEC. Ele ainda comentou sobre a parceria com o centro universitário e expressou gratidão aos principais articuladores para a concretização do projeto. “O projeto de medicina no Univar sobrepõe as posições políticas e ideológicas aqui da nossa região. Todos trabalharam com o mesmo objetivo”, afirmou.
Para o diretor-geral da Unidade de Pronto Atendimento de Barra do Garças (UPA), o médico Rafael Joviano, a vinda do curso de medicina irá consolidar e melhorar a Atenção Primária e Secundária no município. “Estrou na cidade há 10 anos e a estrutura que temos aqui, hoje, é sensacional. [...] temos UBS’s em todos os bairros, policlínicas, a UPA que atende, em média, 6 a 7 mil pessoas por mês, temos o Pronto Socorro e Hospital Municipal com UTI e não tenho dúvidas de que os alunos vão aprender com a saúde do nosso município”, pontuou.
Em primeiro momento, a instituição de ensino superior solicitou a abertura de 120 vagas para o curso de período integral e a expectativa é ofertar o vestibular no início do ano que vem.
Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

Lucio Silveira 25/11/2023
Que maravilha, eu quero cursar medicina, já estou me preparando pra ir morar em Barra do garça, irei em breve, se assim o SENHOR JESUS CRISTO permitir.
lucimara pereira 06/10/2023
estou a muito tempo esperando por essa oportunidade
2 comentários