Marcelo Borges
Semana7
O Museu de História Natural do Araguaia - MuHNA, inaugurou o novo Espaço Digital, que tem como novidade equipamentos como óculos de realidade virtual, realidade aumentada e inteligência artificial, todos com o objetivo de levar ao público uma experiência única. O espaço fica localizado em Barra do Garças, no campus Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.
A instituição utiliza a interatividade como estratégia para engajar crianças e emprega a tecnologia para tornar a divulgação científica mais lúdica. Com a inauguração do novo Espaço Digital, o MuHNA avança na integração de recursos tecnológicos em suas exposições, ampliando sua atratividade também para o público adulto.
Imagine um óculos que proporciona uma imersão no cerrado da Serra Azul. Esse é o objetivo do dispositivo de realidade virtual disponível no museu, que te leva a uma viagem imersiva dentro de um balão. Para complementar a experiência, uma televisão fixada na parede, equipada com uma câmera, permitirá que os visitantes interajam com o sistema de realidade aumentada, visualizando diversos animais e até mesmo tirando fotos.
Além disso, a inteligência artificial foi implementada para possibilitar que os visitantes se comuniquem e façam perguntas ao mascote do Museu, o tamanduá Tamandú, que é apresentado em uma imagem tridimensional.
Segundo o coordenador do Projeto Digital do MuHNA, professor do curso de ciência da computação Ivairton Santos, a nova exposição visa refletir o processo evolutivo da natureza e destacar a importância da preservação ambiental. Ele ressalta que os elementos digitais foram concebidos para fortalecer a compreensão dos visitantes, além de facilitar e consolidar o aprendizado dos conceitos apresentados durante a visita.
“Estamos colocando no espaço informações que entendemos serem fundamentais para valorizar o entendimento e a importância do bioma cerrado e para despertar essa importância da preservação para o visitante”, completa Ivairton.
As tecnologias digitais interativas servem como ferramentas que promovem a interação entre pessoas e tecnologia com fins educacionais. Elas oferecem ao público a oportunidade de refletir sobre o futuro da biodiversidade do planeta, completando o ciclo que abrange passado, presente e futuro, conforme previsto na exposição "Biodiversidade".
Além do Espaço Digital, outras tecnologias também estão presentes ao longo do salão, como totens, tablets, monitores, televisões, lousa digital e o painel “Canto das Aves” que, ao apertar o botão escolhido, é possível descobrir qual é o som emitido pelas aves da região. O intuito da tecnologia é fazer com que os visitantes se informem e se atentem sobre a vida nas condições ambientais atuais. (Veja mais fotos abaixo)
(Com informações da Assessoria do MuHNA)