BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Sábado, 19 de Abril de 2025

CIDADES Quarta-feira, 14 de Agosto de 2019, 16:49 - A | A

14 de Agosto de 2019, 16h:49 - A | A

CIDADES / Cidadania

Após Alto Araguaia, Torixoréu é o próximo destino do programa Araguaia Cidadão

Promovida pelo Tribunal de Justiça, a iniciativa busca trazer mutirão em serviços para beneficiar as comunidades

Kayc Alves
Da redação



Depois da estreia da primeira fase do Araguaia Cidadão, em Alto Araguaia, é a vez do município de Torixoréu receber o programa. No próximo domingo (18), os moradores poderão buscar por uma série de serviços de justiça, saúde e cidadania, como a confecção de documentos e orientação jurídica. A ação ocorre das 9h às 17h, na Escola Estadual Febrônio Rodrigues.    

Entre os serviços, haverá a confecção de registro tardio e documentos pessoais, casamento social, resolução de conflitos sociais, passeio ecológico, consultas médicas e outros procedimentos de saúde. Também serão ofertados, cadastramento biométrico, biblioteca itinerante e até procedimentos estéticos como corte de cabelo e sobrancelhas, entre outros. O programa ainda fará a doação de toalhas, meias e camisetas.

Promovida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT), a iniciativa busca trazer um ou dois dias de mutirão em serviços para beneficiar as comunidades. O programa envolve uma variedade de parceiros e realiza sua primeira etapa em seis municípios da região do Araguaia.    

Além da ação em Alto Araguaia e Torixoréu, até o dia 20, serão beneficiados os municípios de Araguainha, Ponte Branca, Ribeirãozinho e Pontal do Araguaia. Em 8 dias, o TJ deve disponibilizar as atividades do Araguaia Cidadão ao mais de 30 mil habitantes da região. Serão cerca de 250 km percorridos apenas na primeira fase do projeto.    

Em Alto Araguaia, o programa foi realizado nesta terça e quarta-feira (13 e 14), no campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Na ocasião, houve a solenidade de abertura com a presença de autoridades como o presidente do TJ, o desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, o juiz coordenador da iniciativa, José Antônio Bezerra Filho, e os deputados estaduais Max Russi (PSB) e Wilson Santos (PSDB).    

Segundo o desembargador Rocha, com a ação, o Poder Judiciário se aproxima da população. “Nós sabemos que a população é tão sofrida e precisa de serviços mais pontuais. O Judiciário tem contribuído neste ponto, não só com os seus serviços na solução de conflitos, mas com aquilo que pode agregar”, disse.    

Após a primeira etapa, a expedição toma novos rumos. A meta do TJ é cobrir todo o leste do estado, que margeia o rio Araguaia. As cidades previstas para a segunda fase são: Vila Rica, São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, Alto Boa Vista, Luciara, São Félix do Araguaia, Bom Jesus do Araguaia, Novo Santo Antônio, Cocalinho, Araguaiana e Barra do Garças.   

Comente esta notícia