Emily Tinan
O município de Aragarças (GO) já está a 28 dias sem registrar novas mortes em decorrência ao Covid-19, apresentando uma taxa de recuperação de 88,47%. Os dados são do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de quinta-feira (10).
O número de casos chega a 633, desses, 54 estão ainda em tratamento. Dentre os confirmados, 560 estão recuperados e outros oito são suspeitos aguardando resultados de exames.
As últimas mortes contabilizadas pelo município foram no dia 13 de agosto.
Ainda de acordo com o informativo municipal, 531 pacientes estão sendo acompanhados e monitorados pelas equipes de saúde.
Controle dos casos
O resultado do controle de casos e da redução das mortes pela doença é devido ao tratamento precoce que a Secretária Municipal de Saúde adotou como protocolo. Nos primeiros sintomas os aragarcenses são orientados a buscar as unidades de básicas, recebendo a medicação imediata.
Os casos também são monitorados pelo aplicativo “Dados do Bem”, desenvolvido pelo Governo de Goiás como forma de monitoramento epidemiológico em todo o estado.
No aplicativo, o usuário preenche um cadastro e responde a um simples questionário de autoavaliação, com perguntas sobre sintomas associados à Covid-19 e histórico de saúde. A partir dos dados fornecidos, a plataforma indica a possibilidade de estar infectado pelo novo coronavírus e indica a realização do teste na unidade de saúde indicada para a coleta. Os resultados deverão ser entregues em até 5 dias, no próprio aplicativo.
Em Aragarças o prefeito José Elias disponibilizou a unidade de saúde 307 no Setor Novo Mundo para que o teste seja aplicado. O atendimento é realizado das 08:00 horas às 17:00 horas.
Veja o boletim epidemiológico de Aragarças de quinta-feira (10):
Secretária Municipal de Saúde
