CIDADES Terça-feira, 12 de Janeiro de 2021, 15:26 - A | A

12 de Janeiro de 2021, 15h:26 - A | A

CIDADES / Combate ao coronavírus

Araguaiana volta a registrar casos pela Covid; Prefeito adere novas medidas

Além das novas restrições, a prefeitura anunciou que a reforma do Pronto Atendimento está na reta final. Com as readequações, a estrutura irá atender como Hospital Municipal

Emily Tinan
da Redação



Semana7

WhatsApp Image 2021-01-12 at 09.00.06.jpeg

Com o retorno de novos casos em Araguaiana, a gestão do prefeito reeleito, Getúlio Dutra (PSB), está aderindo a novas medidas restritivas para combater o avanço da Covid-19 no município. O prefeito esteve reunido com outros gestores de cidades circunvizinhas na última semana onde foi acordado a realização de medidas mais severas para evitar ao aumento de contaminação.

Conforme o secretário de Saúde, Narciso Corrêa, a prefeitura irá modificar o último decreto N° 03/2021 com novos protocolos a serem seguidos pelos comerciantes, principalmente para bares, restaurantes e supermercados. Festas e reuniões que causem aglomerações serão suspensas.

Este decreto que foi lançado no dia 8 deste mês, prevê que por 15 dias, prorrogáveis, a realização de eventos públicos e privados estão proibidos, além do consumo de bebida alcoólica em espaços públicos, como praças, piscinas, beira de rio e entre outros.

As lotações de clientes nos estabelecimentos também devem funcionar com 50% da sua capacidade.

Aumento de casos

Em 18 de novembro do ano passado, o boletim da Saúde registrou que a cidade tinha zerado os casos de contaminação. Araguaiana conseguiu ficar 42 dias sem apresenta nenhum caso ativo, somente retornando com as contaminações no dia 31 de dezembro.

Segundo Getúlio, a entrada de moradores de outros municípios para comemorar o Natal com familiares e amigos de Araguaiana foi o que ocasionou a população retornar a testar positivo para o vírus. “As realizações das festas de final de ano resultaram no aumento de número dos casos que já estavam zerados. Estamos tentando segurar para que não ocorra uma segunda onda até a chegada da vacina”, disse.

Atualmente Araguaiana apresenta cinco casos ativos, contabilizando 63 confirmados desde o começo da pandemia, segundo o informativo epidemiológico publicado na segunda-feira (11). Nenhuma morte em decorrência ao coronavírus ainda foi registrada.

Dentre os casos, 63 pessoas estão em isolamento domiciliar e uma hospitalizada.

Hospital Municipal

A reforma do Pronto Atendimento está na reta final. Segundo o gestor, com a nova readequação, a estrutura irá se transformar em um Hospital Municipal, com capacidade de realizar cirurgias de baixa complexidade.

“Estamos com tudo organizado, só depende agora conseguirmos parceria com o governo de Estado, para que seja liberado o hospital”, explicou.

Investimentos

O ano de 2020 em Araguaiana foi marcado por muitos investimentos na área da saúde, que além de muito em breve receber um Hospital Municipal, a prefeitura construiu uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS), onde será realizado também como extensão do Programa de Saúde da Família (PSF).

O prédio que ficava a Secretaria de Cultura foi também reformado para poder realocar a Secretaria de Saúde. Desta forma, a secretaria está localizada em um setor próximo as unidades de Saúde.

A cidade ainda irá receber uma nova ambulância, de emenda do deputado estadual Dr. Eugênio (PSB). Com o novo veículo o município irá contar com quatro ambulâncias.



Comente esta notícia