CIDADES Sábado, 23 de Setembro de 2023, 09:30 - A | A

23 de Setembro de 2023, 09h:30 - A | A

CIDADES / SETEMBRO AMARELO

Caminhada pela vida e prevenção ao suicídio é realizada na cidade de Aragarças

Evento percorreu as principais ruas da cidade com frases de valorização da vida e da campanha Setembro Amarelo.

Da redação c/ Secom/Aragarças



Com o objetivo de chamar a atenção da população sobre a importância de ações voltadas para a prevenção do suicídio, a Secretaria de Saúde de Aragarças, em parceria com as unidade Caps, realizaram nesta sexta-feira (22), a caminhada Todos Pela Vida, que saiu da Prefeitura e percorreu as principais ruas até o Posto Fiscal, na ponte do Rio Araguaia.

A caminhada contou com a participação da população, prefeito Ricardo Galvão, primeira-dama Raqueline Galvão, secretária de Saúde, Mayara Neves, pacientes dos Caps, servidores municipais, brigada anti-incêndio, Escola Cívico-Militar José Nogueira, Apae entre outras.

O prefeito Ricardo Galvão enfatizou que: “a gestão tem dado todo amparo às pessoas que tem procurado a rede municipal de saúde e até mesmo, moradores de outras cidades, estão encontrando amparo no nosso Caps. Seguimos firmes na luta pela vida e essa caminhada corrobora com tudo isso, através das mensagens de fé que expressamos em palavras e ações”, disse.

Durante a caminhada, os participantes exibiram cartazes com frases de valorização da vida e da campanha Setembro Amarelo. Segundo a coordenadora do CAPS, Maria de Fátima Carvalho,“neste mês, assuntos como prevenção ao suicídio e cuidado com a saúde mental são amplamente discutidos, pensando na qualidade de vida das pessoas e evitando assim a dor do luto e a instabilidade social e emocional dos núcleos familiares”.

“O suicídio é uma questão de saúde pública e afeta diretamente a sociedade uma vez que se encontra entre as três principais causas de morte da população adolescente e jovem adulta. Diversos fatores podem impedir a detecção precoce, entre eles o tabu e o preconceito”, ressaltou a psicóloga da rede municipal de saúde, Poliana Karla.

Quem estiver passando por momentos de dificuldade e precisar de amparo psicológico, pode procurar os serviços de atenção estratégicos do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) no município, de caráter aberto e comunitário constituído por equipe multiprofissional no setor Administrativo.

Serviços de atendimento à saúde mental em Aragarças:

– Unidades Básicas de Saúde da Família (UBS´s);

– CAPS (Rua Francisco Milhomem)

CVV – Centro de Valorização da Vida, disque 188.

O CVV – Centro de Valorização da Vida, é um canal de comunicação que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, com atendimento gratuito para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. Para entrar em contato com o CVV basta discar 188. 

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

Setembro Amarelo AB

 

 


Comente esta notícia