Emily Tinan
da Redação
Foi decretado situação de emergência em São José do Xingu devido às fortes chuvas constantes, onde atingiu diretamente 900 pessoas que precisam de ajuda humanitária e restabelecimento. A decisão do prefeito Sandro Costa (DEM) foi divulgada na quarta-feira (10).
No documento, a prefeitura informou que o município vem sendo atingido por chuvas de 250 mm nos últimos 40 dias. Com consequência, grande danos e prejuízos a lavouras de soja, propriedades e imóveis foram registrados.
Danos nas estradas de acesso a cidade também foram contabilizados, principalmente nas rodovias da MT-437,430, 322 e 412, onde ocasionou grandes atoleiros nas vicinais, dificultando a chegada de alimentos e combustível para a população urbana, rural e nas comunidades indígenas.
Medidas emergenciais
Ao declarar situação de emergência, a prefeitura autoriza mobilização de todos os órgãos e entidades municipais para atuarem sob a coordenação da Comissão Municipal de Proteção e Defesa Civil (Comdec), vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, nas situações relacionadas às chuvas.
Está autorizada, também, a convocação de voluntários para realização de campanhas de apoio e arrecadação de recursos, para facilitar a assistência à população afetada pelas chuvas.
Perigo Potencial
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) determinou perigo potencial para São José do Xingu, com possível queda de granizo, estragos em plantações, alagamentos e corte de energia.
A previsão meteorológica ainda aponta umidade máxima de 100% durante toda essa semana, com tempo nublado e pancadas de chuvas para todos os dias. Está previsto temperatura mínima de 23°C e máxima de 30°C.
Veja o decreto municipal a baixo: