Andrezza Dias
Da Redação
As obras de construção do contorno rodoviário de Barra do Garças (a 509 km de Cuiabá), na BR-070, seguem concentradas nos serviços de drenagem urbana, além de implantação rede de 4,5 quilômetros de bueiros e galerias para escoamento das águas pluviais na região do bairro Jardim Nova Barra.
De acordo com uma nota compartilhada pela assessoria do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes de Mato Grosso (DNIT), do empreendimento como um todo na parte sendo executada em Mato Grosso, já foram concluídos 81% da obra, restando a finalização da etapa de drenagem, a qual está com 70% de avanço, e a pavimentação completa.
O projeto inicial sofreu uma alteração devido à expansão urbana de Barra do Garças, o que aumentou a complexidade da obra. Foram investidos aproximadamente R$ 17 milhões nesta etapa. Já o investimento total do empreendimento é na ordem de R$ 140 milhões, conforme informações do DNIT.
A previsão é que logo após o término do período chuvoso sejam retomados os serviços de terraplanagem e pavimentação, com possível conclusão e entrega da obra completa até novembro de 2021, conforme previsão repassada pela assessoria técnica de Assuntos Parlamentares do Ministério da Infraestrutura.
Vistoria
Secom-BG
Na última quarta-feira (14), a Secretaria de Planejamento Urbano e Obras de Barra do Garças acompanhou a equipe da Superintendência Regional do DNIT e o procurador da República, Dr. Guilherme F. Ferreira Tavares, em uma vistoria no andamento das obras de drenagem no bairro Nova Barra devido às denúncias de pontos de alagamentos estão sendo registrados na avenida Presidente Vargas causados pela falta de ligação das águas pluviais com as aduelas existentes na via.
A inspeção no local é resultado de uma ação da Secretaria de Planejamento Urbano e Obras e Câmara Municipal de Barra do Garças que buscaram o auxílio do Ministério Público Federal (MPF) para resolver o problema. De acordo com o secretário Júlio César e o vereador Carpegiane, o DNIT não repassava informações sobre o andamento das obras, o que fez com que eles recorressem à Procuradoria da República em Barra do Garças.
Durante a vistoria, o superintendente regional do DNIT, Antônio Gabriel Oliveira, ressaltou que até julho deste ano a fase de drenagem da obra deve ser entregue e a população poderá voltar a trafegar pelo local e sanará os problemas com alagamentos no período chuvoso. Ainda segundo o superintendente, o prosseguimento das obras do anel viário no lado mato-grossense deve ser iniciado a partir de maio após a aprovação do orçamento pela Lei Orçamentária Anual (LOA) do Governo Federal e poderá ser entregue ainda este ano, dependendo dos recursos financeiros aplicados.
O MPF, por meio de audiência remota, também chegou a determinar a imediata instauração de procedimento preparatório para investigar possíveis irregularidades na obra, além do encaminhamento de ofício ao DNIT requerendo informações sobre a contratação da empresa para a execução da obra na avenida Presidente Vargas, o cronograma da obra e o projeto executivo.
Luta antiga
A demanda por um desvio do tráfego pesado de caminhões e carretas do perímetro urbano de Barra do Garças (MT), Pontal do Araguaia (MT) e Aragarças (GO) tem sido alvo de cobranças e bandeira de diversos políticos do Estado e da região há cerca de 20 anos.
Lançada em 2003, a obra começou a sair do papel em 2013, de fato, durante o governo Dilma Rousseff, quando foi lançada em Mato Grosso pelo ex-governador Silval Barbosa com a presença do ex-prefeito de Barra do Garças Roberto Farias.
Essa retomada ocorreu a partir de um convênio celebrado entre Governo Federal e Governo do Estado, no dia 07 de julho de 2014. O DNIT reassumiu por completo a obra no dia primeiro de junho do ano de 2017 (data do termo de assunção), dando prosseguimento ao empreendimento.
Um vídeo que circula pelos grupos de Whatsapp da região mostra as duas pontes que fazem parte do projeto ainda em construção e com o andamento da obra associado ao atual governo Bolsonaro, sem participação ou investimentos de outras gestões, no entanto, a ponte sobre o rio Araguaia, com 241 metros e outra sobre o rio Garças, com 168 metros, estão concluídas desde 2018, ainda na gestão Michel Temer, por meio dos recursos viabilizados pelo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC).
No total, o trecho soma cerca de 16 quilômetros, sendo dez quilômetros em território mato-grossense e seis quilômetros em Goiás.
Já o trecho goiano da obra também deve ser finalizado até o final deste ano, seguindo o compromisso firmado pelo próprio ministro da Infraestrutura em uma reunião com o prefeito de Aragarças (GO), Ricardo Galvão.