Neiriane Santos
Da Redação
Na manhã desta segunda-feira (29) a Gerência Regional do Parque Estadual da Serra Azul interditou a entrada da Cachoeira do Pé da Serra em Barra do Garças. A medida foi tomada após as imagens de frequentadores da cachoeira desrespeitando o distanciamento social viralizarem nas redes sociais neste domingo (28).
Nas fotos era possível perceber que além da aglomeração, nenhum dos banhistas estavam usando máscaras. No domingo a Polícia Militar e a Defesa Civil foram até a cachoeira para dispersar a aglomeração formada pelas pessoas que frequentavam o ambiente.
A gerência do Parque fechou a entrada colocando cerca de arames, faixas e um aviso na entrada da cachoeira no bairro, alertando os frequentadores sobre o decreto estadual e as medidas restritivas que visam conter a propagação do novo Coronavírus e comunicando sobre o fechamento daquela via de acesso.
A gerência do Parque alegou que a fiscalização da Cachoeira fica dificultada porque o acesso a cachoeira é de patrimônio particular e até então não tinha sido interditada pelo Governo.
Com a cerca e o aviso de proibição, os órgãos fiscalizadores contam com a consciência da população para respeitar as medidas de segurança que têm sido tomadas para evitar o colapso na saúde.
A proibição de entrada na Cachoeira do Pé da Serra, deve se manter até o fim da vigência do decreto estadual. De acordo com a gerência do Parque, nesta terça-feira (30) será discutido com a Prefeitura a possibilidade do fechamento do Parque Estadual durante a Semana Santa.
A Gerência Regional do Parque Estadual da Serra Azul também alertou que caso o município entre na classificação de risco muito alto, todo o Parque pode ser interditado, incluindo o mirante do Cristo e a escadaria.
Segundo informações do boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, Barra do Garças está com 258 casos ativos do vírus e foram registrados 8 mortes por complicações da Covid-19 nesta segunda-feira (29).