CIDADES Quinta-feira, 21 de Março de 2024, 13:53 - A | A

21 de Março de 2024, 13h:53 - A | A

CIDADES / Projeto “Portas Abertas”

Estudantes da UFMT visitam Estação de Tratamento de Água em Barra do Garças

A concessionária está de portas abertas para a comunidade, autoridades e outros grupos que tiverem interesse em conhecer o sistema de tratamento de água e de esgoto

Da Assessoria
Aegea-MT



Um grupo de 17 estudantes do curso de Farmácia da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT – Campus Araguaia) visitou a Estação de Tratamento de Água (ETA) no município Barra do Garças pelo Projeto “Portas Abertas”, ação de responsabilidade social desenvolvida pela concessionária. Na oportunidade, conheceram o funcionamento das instalações e receberam orientações sobre todo o processo de captação, tratamento e distribuição de água.

O “Portas Abertas” tem como objetivo receber visitantes para conhecer suas instalações de tratamento de água, de esgoto e centros de operação, de forma qualificada e inovadora, respeitando as particularidades relacionadas ao perfil e interesses de cada grupo e faixa etária.

De acordo com o analista de Responsabilidade Social da Águas de Barra do Garças, Hélio Alves da Silva, o projeto consiste em trazer as pessoas para dentro da empresa e apresentar cada etapa do trabalho. “Em geral iniciamos a visita pela explicação do painel de automação da captação, depois levamos o grupo ao tanque de água bruta, percorrendo na sequência todos os tanques por onde passam as fases de tratamento até chegar ao ponto final em que a água está pronta para o consumo. Os visitantes ainda conhecem a nossa fábrica de cloro e o laboratório de monitoramento de qualidade, onde são realizadas as análises que atestam os padrões de potabilidade da água exigidos pelo Ministério da Saúde”.

A docente do curso de Farmácia da UFMT Karina Chaves, responsável pelo grupo, agradeceu a visita e revelou que gostaria de ter mais oportunidades para atender outros estudantes. “A visita foi extremamente proveitosa e acho muito importante a abertura para que os alunos tenham a vivência prática, visualizando o que é repassado nas aulas teóricas. A equipe da Águas que nos recebeu foi extremamente atenciosa, sanando todas as dúvidas. Obrigada imensamente pela oportunidade e abertura do espaço. Espero poder trazer mais alunos às estruturas da concessionária”, pontua Karina Chaves.

“Sabemos que as visitas cumpriram a sua missão quando os participantes saem com outra visão a respeito da qualidade no tratamento da água, compreendendo o ciclo por completo sem dúvidas. E o feedback que recebemos é sempre ótimo, as pessoas saem daqui com uma visão muito mais positiva do nosso trabalho”, comemora Hélio Silva.

A Águas de Barra do Garças está de portas abertas para a comunidade estudantil, autoridades públicas, imprensa e outros grupos que tiverem interesse em conhecer o sistema de tratamento de água e de esgoto no município. As visitas podem ser agendadas por meio de ofício protocolado na concessionária.

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI

 


Comente esta notícia