BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Terça-feira, 01 de Julho de 2025

CIDADE Terça-feira, 08 de Outubro de 2024, 14:40 - A | A

08 de Outubro de 2024, 14h:40 - A | A

CIDADE / BARRA DO GARÇAS

Fogo destrói áreas de projetos na UFMT e IFMT em Barra do Garças

Incêndio teve início no último domingo (06)

Marcelo Borges
Semana7



Áreas de projetos de pesquisa da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT e do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT, em Barra do Garças, foram atingidas por um grande incêndio que teve início no último domingo (06).

Na UFMT, o fogo destruiu áreas de dois projetos de pesquisa do curso de agronomia, coordenados pelo professor e pesquisador Devanir Murakami. As chamas queimaram aproximadamente dois hectares com árvores frutíferas do Cerrado: Murici, Araticum, Gabiroba, Puçá, Croadinha e Pequi.

As espécies nativas faziam parte do banco de germoplasma, plantadas em 2015. “Um trabalho de nove anos todo queimado em um dia. Se houver recurso, em um ano é possível recuperar alguma das espécies, mas outras não serão recuperadas. Como não há recursos, o jeito é observar como será a recuperação”, disse Murakami.

Segundo Renata Lopes, diretora do IF em Barra do Garças, o fogo consumiu apenas áreas de mata e pastagem dos projetos de criação de animais do curso técnico em agropecuária e do curso superior em zootecnia. “A gente não teve nenhum prejuízo estrutural graças a Deus, nós conseguimos salvar todos os animais: cabras, ovelhas, porcos, cavalos, vacas, etc. A gente conseguiu salvar tudo”, disse.

Ela também informou que as aulas foram suspensas nos três turnos nesta segunda-feira (07) por uma questão de segurança dos estudantes e servidores e que durante toda a madrugada houve monitoramento para saber se as aulas seriam retomadas nesta terça-feira (08).

A diretora ainda explicou sobre o trabalho preventivo de limpeza de algumas áreas da instituição. “Na semana passada, a gente passou o trator em volta das placas solares e limpamos com enxada, em uma ação de prevenção. Elas teriam sido queimadas se a gente não tivesse feito isso, porque onde tinha mato seco, queimou”, afirmou.

Na manhã desta terça, um novo foco de incêndio surgiu atrás da quadra de esportes do IFMT. “Os focos de fogo ficam reaparecendo, parece que acabou, mas reacendem. A gente fica indo lá tentando acudir com mangueiras, baldes e com folhas verdes”, disse.

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real CLIQUE AQUI

Comente esta notícia