CIDADES Sexta-feira, 22 de Setembro de 2023, 08:06 - A | A

22 de Setembro de 2023, 08h:06 - A | A

CIDADES / operação desbaste

Gaeco apreende R$ 116 mil em espécie na casa de prefeito em MT

Altamir Kurten (PSDB) foi um dos alvos da Operação Desbaste, deflagrada na manhã desta quinta-feira

CÍNTIA BORGES / MIDIA NEWS



A força-tarefa ambiental do Grupo de Atuação Contra o Crime Organizado (Gaeco) encontrou R$ 116 mil em espécie na casa do prefeito de Cláudia, Altamir Kurten (PSDB).  Ele é um dos alvos da Operação Desbaste, deflagrada nesta quinta-feira (21) para investigar um grupo que supostamente pratica delitos na área ambiental em Mato Grosso.

Além das notas, foram encontradas diversas folhas de cheques. O montante dos cheques não foi obtido pela reportagem. Também foram alvo da operação o prefeito de Feliz Natal, Toni Dubiella (PSD) e 13 servidores da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). Os servidores foram afastados de suas funções.

As investigações apontam que os prefeitos eram os responsáveis por cooptar fazendeiros das regiões para integrar um esquema de fraude de licenciamentos ambientais e sistemas de controle ambiental (CC-Sema, Sisflora e Simlam).

A operação

Nesta manhã, foram cumpridas 37 ordens judiciais, sendo 20 mandados de buscas e apreensões e 17 medidas cautelares. Os mandados são cumpridos nos municípios de Cuiabá, Sinop, Cláudia, Santa Carmem, Feliz Natal, Alta Floresta e Colniza. Os alvos são pessoas físicas responsáveis por, em tese, operar o esquema de fraudes na gestão florestal.

Conforme as investigações, os responsáveis atuaram na lavagem de dinheiro e outros ativos obtidos de forma criminosa com desmatamentos, falsificações e corrupção. 

São investigados milhares de metros cúbicos de árvores de desmatamentos ilegais principalmente na floresta amazônica.

 O esquema contava com envolvimento de engenheiros, agentes públicos e empresários.

Além dos prefeitos, foram alvos os seguintes servidores da Sema: Victor Carneiro Pereira da Fonseca; Eunice Luna Falqueto; Flavio Hoescher da Sival; Floriano da Cunha Pinheiro; Huelton Lima da Silva; Jackson Monteiro de Medeiros; Jean Paulo Bahia de Oliveira; Joelson Lucas de Albuquerque; Ricardo Heinen Borges da Silva; Bruna Ribeiro de Oliveira; Ana Paula Alves Gondim; Eduardo Silva Penna e Ronnky Chaell Braga da Silva.

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

Egresso do Sistema
 
 

 



Comente esta notícia