BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Quarta-feira, 19 de Março de 2025

CIDADES Terça-feira, 22 de Junho de 2021, 14:04 - A | A

22 de Junho de 2021, 14h:04 - A | A

CIDADES / Retorno ao mandato

Gestão de Novo São Joaquim surpreende por evolução nas obras em seus primeiros seis meses

Leonardo Zampa voltou à prefeitura municipal e vem agradando a população

João Pedro Donadel
Da Redação



Os primeiros meses de uma gestão sempre são os mais desafiantes, pois é um novo gestor para a “casa”, no caso, Novo São Joaquim. Entretanto, na cidade, é um “novo/velho” prefeito, Leonardo Zampa (PL), que já havia sido o executivo-chefe municipal por dois mandatos no início da década.

Após seus primeiros seis meses no retorno ao comando da administração municipal, sua gestão tem surpreendido pela evolução das obras já realizadas. Por exemplo, a conclusão de um trecho de 48km da MT-110, que liga a Novo São Joaquim a Campinápolis, na rodovia estadual 448 e, em consequência, à Nova Xavantina, no eixo da BR-158, que perdurava desde a primeira passagem de Zampa pelo governo municipal, em 2009.

Por ser um antigo sonho dos prefeitos da região, o prefeito insistiu, tanto com Silval Barbosa (MDB) como com seu sucessor Pedro Taques (PSDB), no sentido de ligar por asfalto Novo São Joaquim à 158, para que pudesse promover o escoamento da produção agrícola e impulsionar o desenvolvimento econômico e social, além de oferecer qualidade de vida aos seus moradores.

Ainda com o intuito de melhorar as condições das estradas pelo interior do município a prefeitura de Novo São Joaquim elaborou um projeto proposto ao secretário Adjunto de Obras Rodoviárias, Nilton de Brito, ao deputado estadual Ondanir Bortolini (Nininho/PSD) e ao prefeito de General Carneiro, Marcelo Aquino (PL), para a construção de uma ponte de concreto sobre o Rio das Mortes na rota da MT-474. O projeto deve ser licitado ainda este ano.

No encontro entre a MT-110 com a MT-415, na saída para a Cachoeira da Fumaça, o maquinário da gestão municipal consertou a estrada que sofria com um problema crônico há anos.

Logo no primeiro mês da atual gestão a administração conseguiu barrar a taxa de aumento de água e esgoto, revogando-a através do 1° decreto municipal, uma vez que seu antecessor Antônio Jordão havia decretado o aumento de 17,022% e com isso motivou reclamações de todos os quadrantes da cidade, conforme informações de sua assessoria.

Além desses, a administração municipal entregou duas ambulâncias para atender a população. A aquisição foi realizada por meio de uma emenda do deputado estadual Dr. Eugênio (PSB) com contrapartida do município.

Outra obra de impacto social foi a instalação de placas solares na comunidade de São Simão e entregue a 19 famílias daquela comunidade no início de maio. Com a geração de energia será possível bombear água para o consumo humano e também aos rebanhos nesta época de estiagem. Informações da prefeitura dão conta de que o sistema instalado tem capacidade de produção diária de mais de 50 mil litros, capaz de suprir a demanda local.

A gestão firmou também um compromisso com a comunidade de Tamboril para ali instalar um poço artesiano para atender a demanda de abastecimento de água. O distrito de Itaquere também recebeu a atenção municipal, principalmente na limpeza de seus terrenos e na preservação ambiental daquele local.

Zampa tem realizado diversos serviços, entre os quais a recuperação do gramado, limpeza geral, pintura da estrutura metálica, vestiários, arquibancada, reforma de bancos do Estádio Municipal João Fernandes da Silva, reparos na pista de ciclismo e reforma no prédio do Cras, bem a entrega de cartões do Programa SER Família Emergencial. Em março foi autorizada pela prefeitura a reforma completa do quiosque da pista de caminhada na cidade. O trabalho passou por reparos de forro, iluminação, limpeza e pintura geral.

Aliado ao Governo do Estado, a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf) doou um resfriador de leite e o deputado estadual Dr. Eugênio assinou um convênio de emenda referente a aquisição de duas unidades de resfriadores, para beneficiar produtores do município. O trabalho da Secretaria Municipal de Agricultura no fortalecimento da agricultura familiar segue firme para dar ainda mais oportunidades para todos os produtores da cidade.

Por fim, nessa última segunda-feira (22) o prefeito anunciou o fim do do lixão na cidade. "O crescimento de nossa comunidade principalmente pela criação do novo Bairro Jardim América fez com que o lixão estivesse praticamente dentro da cidade", disse Zampa. Essa ação foi possível graças a criação de uma área de transbordo e triagem "nessa área iremos armazenar o lixo do município para enviarmos até Água Boa para o aterro sanitário", finalizou o gestor.

Álbum de fotos



Comente esta notícia