BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Domingo, 03 de Novembro de 2024

CIDADES Quinta-feira, 29 de Agosto de 2019, 10:18 - A | A

29 de Agosto de 2019, 10h:18 - A | A

CIDADES / Turismo

Getúlio volta a pedir recursos para obra do cais do porto, em Araguaiana

Projeto compreende uma área de 10 mil metros quadrados, às margens do rio Araguaia

Kayc Alves
Da redação



Com o projeto em mãos, o prefeito de Araguaiana Getúlio Dutra (PSDB) foi a Brasília, nesta terça-feira (27), solicitar recursos para a construção do cais do porto, às margens do Araguaia. A obra é prevista desde 2017, mas ainda não conseguiu captar verba para a execução.    

A conversa do prefeito Getúlio foi com o Alfredo Moraes Júnior, chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Estruturação do Turismo, ligada ao Ministério do Turismo. Quem acompanhou a reunião e mediou o contato foi o deputado federal Juarez Costa (MDB).    

Orçada em cerca de R$ 2,5 milhões, o cais do porto compreende uma estrutura de lazer sobre uma área de 10 mil metros quadrados, às margens do Araguaia. A obra revitaliza e expande o que é hoje o porto de Araguaiana, acrescentando ao espaço quiosques, marina, passeio, quadra de vôlei de praia, arena de eventos, praça, playground e academia de ginástica.    

A expectativa é que a área funcione como um complexo turístico, atraindo a atenção não só de moradores, mas também de visitantes. Com o lançamento do projeto, a obra já é esperada pela população.    

Mas não há previsão para o início dos trabalhos. Em 2017, o município contratou a elaboração do projeto arquitetônico, com a empresa P1 Arquitetura e Engenharia, e desde então, busca recursos para a viabilidade da execução.    

Naquele ano, Getúlio chegou a conseguir, com o deputado federal Nilson Leitão (PSDB), a garantia de R$ 2 milhões para começar a obra. No entanto, com a crise financeira pela qual passava Mato Grosso, o montante que seria destinado da União ao cais de Araguaiana acabou sendo direcionado a custeio de outras contas do estado.    

Agora, o prefeito espera retorno das novas tratativas em Brasília. Caso angarie recurso, a próxima etapa será dar entrada na solicitação de licenças ambientais.



Comente esta notícia