BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Sexta-feira, 09 de Maio de 2025

CIDADES Terça-feira, 08 de Setembro de 2020, 09:07 - A | A

08 de Setembro de 2020, 09h:07 - A | A

CIDADES / Boletim da SES-MT

Luciara é o único município de MT com risco "alto" de contágio de Covid-19

Mesmo com medidas restritivas de combate ao coronavírus, Luciara tem 12 casos ativos da doença no momento

Andrezza Dias
Da Redação



Na segunda-feira (7), a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) divulgou o Boletim Informativo n° 183 com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso. Nesta atualização, Luciara é o único município de Mato Grosso que se enquadra em risco ‘alto’ de contágio do novo coronavírus.

A prefeitura de Luciara emitiu um comunicado a população alertando sobre a atualização da SES-MT. "Estamos tristes e preocupados com essa notícia, apesar de termos feito o melhor possível para conter a disseminação do vírus em nosso município [...] Solicitamos a colaboração de todos para que essa situação não piore", disse o prefeito, Fausto Azambuja Filho.

Com pouco mais de 2 mil habitantes, Luciara registra 15 confirmações da doença, destes, 12 são casos ativos (11 na aldeia São Domingos e um na área urbana).

O boletim da Secretaria Municipal de Saúde de Luciara também divulgado na segunda-feira (7) aponta que três pessoas já se curaram e 64 estão em isolamento domiciliar. Não há registro de óbitos em decorrência do vírus.

Por ser um município pequeno, se torna mais vulnerável a propagação do vírus diante do contato entre pessoas. “Precisamos do apoio e colaboração de todos no sentido de evitar contato, festinhas, aglomerações acampamentos e também a entrada de não residentes mesmo que, com parentes aqui, preservando assim a própria vida e a do próximo", ressaltou a gestão do município.

A cidade também conta com barreira de monitoramento na entrada do município, duas equipes volantes para fiscalização, parceria com a Polícia Militar e o apoio da comunidade por meio do disque-denúncia para quem não cumpre monitoramento e as normas de segurança indicadas pela secretaria de Saúde.

Outras medidas de combate a pandemia também vem sendo promovidas na cidade como a entrada restrita de pessoas em Luciara, a desinfecção de unidades básicas de saúde e outros ambientes, testes de Covid-19 em profissionais da saúde e a proibição da pesca.

Ainda de acordo com informações contidas no boletim da SES-MT, 18 municípios estão na classificação de risco ‘moderado’ para a disseminação do coronavírus. São eles: Cuiabá, Rondonópolis, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Cáceres, Várzea Grande, Primavera do Leste, Barra do Garças, Tangará da Serra, Sinop, Campo Novo do Parecis, Sapezal, Mirassol D’Oeste, Cláudia, Nova Mutum, Vera, São Félix do Araguaia e Ponte Branca.

Outros 122 municípios estão na classificação ‘baixo’, indicado pela cor verde e não apresentam grandes riscos de contaminação. Nenhuma cidade de Mato Grosso foi classificada com risco ‘muito alto’, indicado pela cor vermelha que indica alerta máximo de contaminação.

O sistema de classificação que indica o nível de risco é definido por cores: muito alto (vermelho), alto (laranja), moderado (amarelo) e baixo (verde). De acordo com a definição dos riscos é necessária a adoção de medidas restritivas para o controle da propagação do coronavírus nas cidades. Os indicadores de classificação de risco são atualizados duas vezes por semana e os resultados são divulgados nos Boletins informativos da SES-MT.

Confira a atualização da classificação completa da SES clicando AQUI.

SES-MT

boletim

 

Comente esta notícia