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CIDADES Terça-feira, 21 de Janeiro de 2025, 13:46 - A | A

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CIDADES / mato grosso

Mais 86 km: DNIT obtém licença para obras do contorno de terra indígena na BR-158

Atualmente a autarquia está executando a construção de outros 12 quilômetros na rodovia

Ericksen Vital
Assessoria DNIT-MT



O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) obteve, em conjunto com a Infra S.A., licença do Ibama que garante o avanço das obras de construção e pavimentação do contorno da Terra Indígena Marãiwatsédé, pertencente à etnia Xavante, localizado na rodovia federal BR-158/MT, no Estado de Mato Grosso.

Na atualidade, o DNIT está executando a construção dos 12 primeiros quilômetros da rodovia BR-158/MT, sendo que 2,5 quilômetros já foram concluídos.

Com a recente licença de instalação emitida pelo Ibama, o DNIT obteve a autorização para executar a obra em um trecho de 86 quilômetros pertencente à continuidade o lote A, interligando as cidades de Porto Alegre do Norte a Alto Boa Vista.

Lotes 

O novo contorno da terra indígena prevê a pavimentação de 195,42 quilômetros, divididos em dois lotes construtivos.

O Lote A, já em obras, compreende um trecho de 93,99 quilômetros, iniciando no km 201,2, região próxima ao Posto do Luizinho, até o município de Alto Boa Vista, no entroncamento com a BR-242/MT.

Já o Lote B terá um trecho de 101,43 quilômetros, entre o município de Alto Boa Vista até a região do distrito de Alô Brasil, em Bom Jesus do Araguaia. Este lote está em fase de elaboração de projeto.

Importância 

Pela rodovia, trafegam diariamente caminhões que escoam a safra do estado para os portos do chamado Arco Norte, no Pará, de onde a produção de soja, milho e algodão é exportada para o mercado internacional.

Atualmente, cerca de 2 mil carretas trafegam por dia pela estrada que corta o trecho da reserva, o único da BR-158/MT que ainda não é pavimentado. Tanto na extensão pavimentada da BR-158/MT como no trecho de estrada de chão, o DNIT tem atuado na manutenção corriqueira mantendo a trafegabilidade para os usuários.

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Lucas 23/01/2025

Uma vergonha ter que construir quase 200 km de asfalto para \"desviar\" invés de asfaltar a BR 158. Essa rodovia deveria ser 100% asfaltada. Não somente pela importância social mas também econômica da região. Para fugir da incompetência da administração federal optaram em asfaltar as MT 242 e MT 433.

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