João Pedro Donadel
Da Redação
O jovem W.Q.S.C está internado desde a última quinta-feira (26) em um hospital de Confresa com suspeita de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A família acionou o Ministério Público Estadual (MPE) que moveu ação pública solicitando a transferência para uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Estado. Nesse sábado (28), ele foi transferido para Sorriso.
Em sua nota, a prefeitura de Confresa informa que o mesmo, assim que foi internado, está entubado através de respirador, em um dos cinco aparelhos da cidade. A administração reconhece a gravidade do caso e também, por conta da pandemia, o colapso do sistema de saúde, dificultando ainda mais as vagas.
“Com a ação civil pública proposta pelo MPE, e deferida a liminar pelo Poder Judiciário, o município ainda não foi citado, mas, mesmo assim tem ciência da decisão judicial e tem atuado ativamente para que seja regulado o paciente inclusive a Secretaria Municipal de Saúde tem repassando informações constantes da situação ao Ministério Público. O Município de Confresa cumprirá todos os protocolos de atendimento em saúde que lhe compete até que seja disponibilizado o leito de UTI e, assim realizarmos a transferência do paciente, pois, é expressamente proibido transferir paciente entubado sem vaga disponível” informa a prefeitura de Confresa.
Segundo a promotora de Justiça Graziella Ferrari, o rapaz tem um histórico de asma e pneumonia, tendo o quadro se agravado nos últimos dias, aliado aos demais sintomas.
“Estamos muito preocupados. Se somar todas as cidades da região próxima a Confresa são cerca de 80 mil pessoas e não há UTI. Em situações normais já é difícil conseguir vaga, agora com pandemia está ainda mais complicado. Além disso, a cidade é muito distante da capital e parte da rodovia não é pavimentada”, declarou a promotora.