João Pedro Donadel
Da Redação
Na última sexta-feira (3) comerciantes de Confresa se reuniram com o prefeito Ronio Condão (PSDB) no plenário da Câmara Municipal para discutir o decreto 22 de 31 de março. O principal pedido era sobre a ampliação do horário de funcionamento, das 19h para as 22h.
Os decretos editados por Confresa são considerados bem flexíveis em relação à demais cidades da região do Araguaia, com permissão quase que completa do comércio local, ficando vedado apenas de casa de shows, teatros, parques, praias, festas, competições esportivas e eventos que demandem aglomerações de pessoas.
No decreto 23 dessa segunda-feira (6) o prefeito autoriza o funcionamento de maior parte do comércio das 7h às 20h de segunda a sábado. Fora desse horário, o prefeito manteve farmácias em plantão, borracharias e postos de combustíveis, com a adição de empresas de consumo de alimento rápido, até as 22h respeitando distanciamento de 2 metros entre as mesas e após as 22h funcionando apenas na modalidade de delivery.
Aos domingos, comércios do ramo alimentício, como padarias, supermercados, peixarias, sorveterias e afins poderão funcionar até ao 12h. Farmácias, borracharias, oficinas de veículos pesados, hospitais e assistência social têm a liberação para funcionamento a qualquer horário.
Outras duas importantes mudanças foram feitas no novo decreto. Ficam permitidas celebrações religiosas com limitação de 50% da capacidade do local, respeitando distância entre as pessoas. Mesmo sendo liberado, fica a recomendação para o uso da internet para celebrações online. Academias também foram liberadas, limitadas a 40% de sua capacidade.
A respeito das bebidas alcoólicas, a proibição tinha como fundamento a tentativa de evitar acidentes e brigas causadas pelo álcool, para liberar leitos hospitalares exclusivamente para os casos de coronavírus que possam surgir. No novo decreto, fica proibido a comercialização de bebidas alcoólicas apenas aos finais de semana, começando às 13h da sexta-feira até às 7h da segunda-feira.