Da Redação/Fernanda Moraes
A obra de drenagem da avenida Amazonas no Jardim Nova Barra Sul será retomada pela nova administração pública de Barra do Garças. A região era uma das mais castigadas com registro de alagamentos que causavam transtornos aos moradores do bairro.
Segundo o secretário de Planejamento Urbano e Obras, Julio Cesar dos Santos, a obra não será mais em canal aberto. Segundo ele, será instalado manilhas. Ainda não ficou definido o que será construído por cima do manilhamento. Julio informou que a associação de moradores irá decidir.
Em conversa com o presidente da Associação de Moradores do Jardim Nova Barra Sul, Jhonnes Fernandes, ele afirmou que, solicitaram a construção de algumas praças como possibilidade. “Iremos trabalhar para que seja feito umas praças bem bonitas, obra de embelezamento. Afinal merecemos isso, já sofremos demais com essa Amazonas”, afirmou Jhonnes.
A licitação para a compra dos materiais já foi feita. A média para retomada das obras é de uns 50 dias. “ Pretendemos entregar ainda esse ano”, disse Julio.
A extensão de aproximadamente 1.500 metros tem cerca 30% dos trabalhos concluídos.
Julio Cesar ainda comentou sobre a possibilidade de ser feito em meados de julho, a terraplanagem do asfalto para fazer um ligamento na ponte do anel viário. “Entregando nossa parte, e o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) também entregando a parte dele que é a Presidente Vargas e a Ezequiel de Carvalho, poderemos iniciar mais esse trabalho”, finalizou.
Presidente Vargas e a Ezequiel de Carvalho
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) é responsável pelas obras de canalização nas avenidas Presidente Vargas, no Jardim Nova Barra e na avenida Ezequiel de Carvalho que liga o bairro São José ao Zeca Ribeiro, acompanhando o andamento da canalização.
No dia 14 de abril, o secretário de Obras, Júlio César acompanhou a equipe da Superintendência Regional do DNIT e o Procurador da República, Dr. Guilherme Fernandes Ferreira Tavares, na inspeção do andamento das obras de drenagem nas avenidas.
A prefeitura contatou o Ministério Público Federal para cobrar junto ao DNIT, a continuidade deste projeto. O Superintendente Regional do DNIT, Antonio Gabriel Oliveira, informou que até julho deste ano essa fase da obra deve ser entregue e a população poderá voltar a trafegar pelo local e também não sofrerão mais com os alagamentos que causam transtornos aos moradores, principalmente durante o período chuvoso.