Marcos Cardial
Assecom Alto Araguaia
As obras da segunda etapa de pavimentação do bairro Professora Maria das Graças de Souza Pinto caminham para reta final. A ação está transformando a realidade de moradores que há mais de 11 anos esperam para colocar um fim na poeira e na lama. O prefeito Gustavo Melo (PSB) rotineiramente está na localidade acompanhando o andamento dos trabalhos. A expectativa é que os serviços sejam concluídos ainda essa semana e se inicie a implantação do meio fio.
A pavimentação da primeira e segunda etapas no bairro inauguram um novo modelo de pavimentação em Mato Grosso ao utilizar material reciclado. O custo estimado na pavimentação convencional seria de R$ 5 milhões, recursos que a prefeitura não dispõe devido à crise financeira.
Com o trabalho pioneiro utilizando material reciclado e mão de obra própria, o investimento estimado será de cerca de R$ 600 mil, gerando uma economia de 88% entre recursos próprios e do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab).
Na segunda etapa, estão sendo pavimentadas a Avenida Rotary Internacional e cinco ruas, entre elas a entrada principal da localidade.
O trabalho, segundo os moradores, está assegurando uma transformação no bairro. Foram retiradas placas de vende-se de residências e lotes em uma clara observação de valorização dos imóveis. A chegada do asfalto também está mudando a vida de quem mora no bairro ao assegurar mais qualidade de vida retirando os moradores da lama e da poeira.
“Esse modelo de pavimentação servirá de exemplo para Mato Grosso ao promover uma grande economia aos cofres públicos. Quero agradecer ao Orlando Fanaia Machado, superintendente do DNIT, por ter autorizado a doação deste material à prefeitura de Alto Araguaia. Com a utilização deste material estamos transformando a realidade de moradores que há anos sofriam com a falta de infraestrutura em pavimentação. Quero reforçar o trabalho dos servidores públicos efetivos da Secretaria de Obras e Infraestrutura que através de muito esforço conduzem as obras e promovem economia aos cofres públicos. Estamos avançando em infraestrutura e melhorando a vida de muita gente”, disse o prefeito Gustavo Melo.