Andrezza Dias/Ronan de Sá
Da Redação
Na última quinta-feira (21), o prefeito de Campinápolis, José Bueno Vilela (DEM), esteve em Cuiabá para receber uma patrulha mecanizada completa para o município. Cerca de 20 cidades da região Araguaia foram contempladas com equipamentos, resfriadores e insumos, por meio do programa Mais MT.
Cada patrulha é composta de um trator agrícola 4×4 com potência de 110 CV, uma carreta basculante com capacidade para seis toneladas e uma grade aradora com 18 discos.
Zé Bueno, como é popularmente conhecido, disse ao Semana7 que a patrulha ajudará a atender os três assentamentos do município, dois deles de grande porte. “Nós temos muito assentados e uma necessidade grande em Campinápolis. Tenho certeza que com esse equipamento vamos atender muitas famílias”.
O prefeito informou que ainda está avaliando como funcionará a cessão de uso da patrulha mecanizada para os pequenos produtores. “Queremos repassar o equipamento com custo baixo, apenas de manutenção. Pode ser combinar um valor/hora ou realizar apenas a manutenção da máquina. Vamos estudar essa forma junto ao secretário de Agricultura”, explicou o gestor.
Investimentos na Agricultura Familiar
Além de Campinápolis, outros 81 municípios mato-grossenses receberam um pacote de equipamentos que irá beneficiar os pequenos agricultores. Entre as cidades contempladas, 21 são da região Araguaia, como Alto Araguaia, Campinápolis, Canarana, Novo Santo Antônio, Pontal do Araguaia e Ribeirão Cascalheira.
Os municípios de Água Boa, Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia, Canabrava do Norte, Canarana, Cocalinho, Confresa, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Porto Alegre do Norte, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, São José do Xingu e Serra Nova Dourada receberam, cada, um resfriador de leite com capacidade de armazenamento de até mil litros.
O secretário de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários, Silvano Amaral, exaltou a distribuição de recursos feita pelo governador Mauro Mendes dentro do programa Mais MT. O valor previsto para o plano de trabalho da pasta, inicialmente, era de R$ 125 milhões, mas Mendes definiu o investimento em R$ 185 milhões que ajudará mais de 100 mil famílias dos 141 municípios mato-grossenses.