Emily Tinan
da Redação
Na quinta-feira (14), o prefeito eleito de São José do Xingu, Sandro Costa (DEM), esteve em Cuiabá, reunido com o coordenador da concessionária Energisa em Mato Grosso, solicitando a melhoria da qualidade de energia elétrica no município.
Na presença dos vereadores Pedro Condão (PSB) e Irmã Rosa (PTB), foi repassado a demanda urgente de resolver problemas envolvendo queima de aparelhos, e assim com a bomba que fornece água para a população.
No ofício, o prefeito cita que no mesmo dia de sua visita, a cidade amanheceu sem água devido a frequente troca de redes dos linhões com energia transmitido por Barra do Garças e pelo Estado do Pará. “A cada troca de rede, são invertidas as fases elétricas da rede, o que faz com que as bombas passem a girar em sentido contrário e parem de fazer o bombeamento correto da água”, segue o ofício.
Sandro afirma que um correto abastecimento de água está sendo tratado como medida urgente, porém para que ocorra um melhoramento efetivo é necessário um estudo e planejamento. O prefeito ainda denúncia que o município é o único de MT que não possui um plano de saneamento, mas promete que isso será brevemente resolvido. “Ano passado (novembro) estive com o Presidente da FUNASA, Sr. Francisco e o mesmo sensibilizado com nossa situação, solicitou e conseguimos a liberação do pagamento do valor de R$ 100.000,00 para a conclusão do nosso Plano de Saneamento”, disse o prefeito.
O prefeito está mantendo contato com a empresa contratada em 2010 para que a realidade do município seja atualizado e desta forma possa viabilizar a conclusão deste plano.
Infraestrutura
Na última terça-feira (12), o prefeito e os vereadores estiveram reunidos com o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, onde solicitaram a parceria do Estado para realizar a manutenção das MT’s: 322, 430 e 437.
A pavimentação da MT-437 e MT-430 é uma luta de muitos anos tanto por parte do município de São José do Xingu, que desde 2017 pede ao Governo do Estado a priorização da obra, que é de grande relevância para o escoamento de grãos da região do Xingu, sendo um ponto fundamental para o desenvolvimento estadual