Andrezza Dias/Ronan de Sá
Da Redação
O governador Mauro Mendes (DEM) irá definir o local para a construção do Hospital Regional que atenderá a população da região Araguaia. Mendes inspecionou áreas em Confresa e Porto Alegre do Norte, na última sexta-feira (14) e, desde então, os prefeitos de ambos os municípios aguardam a decisão que deve ser anunciada nos próximos dias.
Uma equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) colheu informações nos locais e emitirá um parecer sobre a área mais viável para a construção da unidade de Saúde de alta qualidade.
Em Confresa, o governador visitou três locais, um deles às margens BR-158, na qual a comitiva chegou a interromper o trânsito da rodovia por alguns minutos para analisar a área. Já em Porto Alegre do Norte, Mauro vistoriou uma área também localizada na BR-158.
Rônio Condão (PP), prefeito de Confresa, afirmou estar otimista sobre a decisão do governador e destacou os investimentos e pontos fortes da Rede Municipal de Saúde. “Entendemos também que se for em Porto Alegre será bem-vindo. Mas como gestor municipal e como médico tenho trabalhado nisso e sensibilizei o governo neste sentido que seja o mais técnico possível na escolha do Hospital Regional”, disse o prefeito de Confresa.
O prefeito de Porto Alegre do Norte, Daniel do Lago (PDT), também comentou sobre a expectativa da definição do local. “É um sonho de 2009, que em 2012 definiu-se que seria Porto Alegre do Norte e teve o impasse de governadores que passaram e não fizeram”, afirmou Daniel.
Ainda de acordo com o gestor, o município de Porto Alegre do Norte está em uma localização centralizada na região do Araguaia, com sete municípios à direita e cinco à esquerda, o que ele considera uma característica importante para a definição.
Questionado sobre uma possível data para a definição do local para construção do hospital, o governador Mauro Mendes enfatizou que a decisão sai dentro de dez dias após avaliação técnica da equipe da SES-MT.
As duas opções estão sendo consideradas, estou visitando pessoalmente e é uma decisão técnica
O governador também ressaltou a importância da unidade hospitalar para a região e adiantou que os recursos para a obra já estão disponíveis para contratação e pagamento.
Segundo Mendes, o Governo de Mato Grosso construirá quatro hospitais regionais no interior do estado, um deles no Norte-Araguaia. “As duas opções estão sendo consideradas, estou visitando pessoalmente e é uma decisão técnica. Para onde decidirmos, vamos explicar quais foram os critérios que levaram a escolha e vamos finalizar o projeto”, explicou o governador.
O hospital
Governo de Mato Grosso
A obra seguirá o padrão de qualidade do Governo de Mato Grosso, para oferecer toda a estrutura necessária para o atendimento digno à população, bem como os equipamentos e qualidade de trabalho aos profissionais de Saúde.
O hospital projetado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) contará com 141 leitos de enfermaria e 40 UTIs, entre adultas, pediátricas, neonatal e unidade semi-intensiva neonatal, para atendimento na média e alta complexidade.
A unidade de Saúde também contará com 10 consultórios médicos, 2 consultórios para atendimento a gestantes, 6 salas de centro cirúrgico, além de espaços para banco de sangue, banco de leite materno e realização de exames, como tomografia e colonoscopia.
A previsão é que após a licitação e a definição da empresa que irá tocar a obra, o hospital seja entregue em até 24 meses.