CIDADES Sexta-feira, 05 de Maio de 2023, 15:57 - A | A

05 de Maio de 2023, 15h:57 - A | A

CIDADES / “Melhor em Casa”

Prefeitura de Aragarças implanta programa para atendimento de pacientes em domicílio

O novo programa foi apresentado às enfermeiras e agentes de saúde nesta sexta-feira (05), na Câmara de Vereadores

Da Redação
Com Assessoria



Secom/Aragarças

programa melhor casa - aragarças

 

Aragarças (GO), distante 375 km da capital Goiânia, foi habilitada pelo Ministério da Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), a implantar o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) – Programa “Melhor em Casa” no município.

“Este projeto estava previsto no nosso plano de governo. Agora, essa humanização do atendimento é uma realidade em nossa cidade”, disse o prefeito Ricardo Galvão.

O novo programa foi apresentado às enfermeiras e agentes de saúde nesta sexta-feira (05), na Câmara de Vereadores. Diferentemente do Estratégia Saúde da Família (ESF), o SAD – “Melhor em Casa” está atendendo pessoas com dificuldade ou impossibilidade física de locomoção que necessitam de cuidados e recursos de saúde com maior frequência, além de um acompanhamento contínuo.

A assistência à saúde é feita por uma Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD) composta por médico, fisioterapeuta, enfermeiro e técnico de Enfermagem que, por sua vez, compartilha os cuidados do paciente com a família ou cuidador responsável.

“O usuário tem todo o suporte da equipe para realizar o tratamento adequado no conforto da sua residência e com o apoio dos familiares. É um programa de atenção domiciliar que ensina a família a cuidar do paciente e, com isso, torna o tratamento mais humanizado. Um grande ganho para a saúde de Aragarças”, disse o secretário de Saúde, Silvio Dias.

A indicação para o atendimento domiciliar aos pacientes de maior complexidade poderá ser feita pelas equipes da Atenção Primária, Estratégia Saúde da Família ou ainda pelo hospital Getúlio Vargas.

Entre os benefícios do SAD – “Melhor em Casa” estão a humanização da atenção à saúde, com a ampliação da autonomia dos pacientes em seus próprios domicílios, a redução do período de internação, diminuindo o risco de infecções dos pacientes e a melhoria da gestão dos leitos hospitalares, evitando a superlotação de serviços de urgência e emergência.

Veja mais fotos abaixo.

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

Campanha Sicredi

 



Comente esta notícia