CIDADES Terça-feira, 20 de Junho de 2023, 18:50 - A | A

20 de Junho de 2023, 18h:50 - A | A

CIDADES / CÂNDIDO RONDON

Prefeitura de Araguaiana pretende recuperar prédio de telégrafo construído no século 19

O imóvel se encontra em estado de decadência e por esse motivo, o Executivo quer fazer o tombamento do prédio

Da Redação



O secretário Municipal de Cultura de Araguaiana (a 564,1 km a leste de Cuiabá), Wcleverson Batista, anunciou em data recente o propósito da prefeitura local em tombar o antigo prédio do Posto de Telégrafo da cidade, ali instalado no final do século 19 (1.893/94) pelo marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.

De acordo com Batista, a administração do prefeito Getúlio Dutra (PSB) pretende recuperar o imóvel que pertence ao município e fica próximo à orla portuária, conforme apurou a reportagem. Uma das bases de sustentação de Wcleverson para o tombamento do prédio é a de que “ele pertence à nossa gente e à história de Araguaiana”.

Os telégrafos chegaram ao Brasil em 1852, o que motivou a aproximação entre as pessoas. Na segunda metade daquele século Rondon ligou o grande sertão ao litoral brasileiro pelos fios dos telégrafos, como foi o caso da linha que demandava de Cuiabá - Araguaiana e à Cidade de Goiás como uma de suas principais rotas.

“Por toda essa história é que já foi dado o início desse projeto em 2022 pela a administração do município para transformar o prédio em um museu, à altura do anseio da população de Araguaiana que ama e defende sua história. Não temos ainda uma referência que sirva para guardar nossos dados culturais, a história de nossas vidas, de nossas conquistas”, diz o secretário.

Conhecedor da história e da cultura de sua cidade, Wcleverson disse à reportagem que “muitas pessoas possuem fotos e objetos que remetem aos idos do século 19, assim como do século 20, mas nos falta um espaço para exposições tanto para a população local quanto para os visitantes, o que significa um modo de preservar a nossa própria cultura”, acentua.

A expectativa da prefeitura e da Secretaria Municipal de Cultura começa pelo tombamento do prédio, ou seja, o processo de registro do imóvel por sua relevância histórica, para depois correr em busca de recursos, entre as quais emendas parlamentares para reforma e revitalização do antigo Posto de Telégrafo.

 

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

Araguaiana Dengue728

 



Comente esta notícia