Da Redação |Andrezza Dias e Ronan de Sá
Diante das constantes reclamações de moradores do Jardim Nova Barra Norte, em Barra do Garças, sobre alagamentos na avenida Presidente Vargas, o secretário de Planejamento Urbano e Obras, Julio Cesar Gomes dos Santos e o vereador Carpegiane Gonzaga (PSB) acionaram o Ministério Público Federal após falta de respostas por parte do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pela execução da obra de drenagem das águas pluviais, implantando bueiros e galerias na região.
O vereador Carpegiane usou a tribuna da Câmara Municipal durante a sessão dia 22 de fevereiro para levar a situação aos colegas parlamentares. Segundo ele, as manilhas da prefeitura que eram ligadas as ‘bocas de lobo’ foram retiradas para a instalação de aduelas. No entanto, estas não foram ligadas a rede pluvial das ruas adjacentes a avenida Presidente Vargas, o que vem causando os alagamentos e transtornos para a população durante as chuvas recentes.
Já o secretário Julio Cesar disse ao Semana7 que uma engenheira da prefeitura fez o levantamento da situação na avenida e que por diversas vezes solicitou ao DNIT informações sobre a obra, visto que não há documentação ou projeto sobre o empreendimento na prefeitura de Barra do Garças. A autarquia não emitiu comunicado e nem entrou em contato com respostas.
Desde o dia 17 de fevereiro, a prefeitura aguarda as instruções do MPF que já solicitou ao DNIT cópias do procedimento administrativo que resultou na contratação da empresa para a obra na avenida e desdobramento do anel viário, bem como cronograma e projeto executivo do ligamento das tubulações. As informações deveriam ser fornecidas dentro de cinco dias após a notificação.
Em seguida, uma audiência será marcada entre prefeitura, DNIT e MPF para buscar agilizar e sanar os problemas identificados no local. Até o fechamento desta matéria
Contorno rodoviário
O DNIT também trabalha nas obras de drenagem das avenidas Duque de Caxias e Ezequiel de Carvalho, no traçado do contorno, dentro do bairro Jardim Nova Sul. Entretanto, nas avenidas estão em ritmo muito lento, acredita-se que devido ao período chuvoso.
Na Ezequiel de Carvalho por exemplo, diversas manilhas que foram deixadas na via, conforme mostram fotos abaixo.