Neiriane Santos
Da Redação
Nesta quarta-feira (24), a Prefeitura de Ribeirão Cascalheira divulgou mais um decreto com medidas restritivas para combater a propagação do novo Coronavírus, desta vez fica proibido a venda e consumo de bebidas alcoólicas até o dia 5 de abril em todo território do município. A medida visa diminuir as aglomerações, considerando que parte da população costuma se reunir para beber, principalmente aos fins de semana.
A prefeitura ainda determinou multa no valor de R$ 3 mil para o comerciante que descumprir as medidas e R$ 3.500 para o consumidor que for flagrado descumprindo o decreto. Também serão multados as pessoas que testaram positivo para Covid-19 e circularem em vias públicas, descumprindo as medidas de isolamento e colocando a vida de outros cidadãos em risco.
Entre as novas medidas também fica proibido realização de festas e eventos e está suspenso o atendimento presencial em órgãos públicos da prefeitura, sendo realizados de forma remota via internet ou telefone. Confira o decreto na íntegra em anexo no final desta matéria.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Ribeirão Cascalheira registrou desde o início da pandemia 794 casos de Covid-19. Atualmente 131 casos estão ativos, apresentando um crescimento de mais de 40% nos últimos 14 dias.
O secretário de saúde, Fausto Francisco, alegou que essas novas medidas são uma tentativa de evitar o colapso das unidades de saúde.
“Temos uma enorme preocupação de entrarmos em colapso, por isso estamos trabalhando arduamente para atender a todos que precisarem de atendimento. Esperamos que o decreto ajude a conter as aglomerações realizadas pela população que não tem consciência da gravidade dessa doença.”
Além das medidas restritivas, a prefeitura por meio da Secretaria de Saúde tem feito investimentos para atender os pacientes confirmados ou com suspeita de contaminação, através do Centro de referência ao combate a Covid.
Novos Investimentos
- Aquisição de mais cilindros de oxigênio, dobrando o estoque;
- Abertura de 10 novos leitos para pacientes que precisam ficar no oxigênio;
- Aquisição de novos testes rápidos e testes swab;
- Aquisição de mais medicamentos e vitaminas para tratamento de pacientes com Covid;
- Ampliação do atendimento do Centro de Covid, atendendo todos os dias da semana;
- Higienização dos órgãos público duas vezes ao dia;
- Acompanhamento psicológico para todos casos ativos através de ligações diárias;
- Atendimento fisioterapêutico pulmonar aos pacientes internos, para ajudar na recuperação.