Andrezza Dias
Da Redação
A extinção do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim) anunciada pelo Governo Federal vai afetar o Centro Municipal de Ensino Básico (CMEB) Helena Esteves, no bairro Jardim Nova Barra, em Barra do Garças – MT. Nesta quinta-feira (13), o vice-prefeito e secretário de Educação, Sivirino Souza, informou que o município pretende buscar uma alternativa para manter o modelo atual.
De acordo com Sivirino, apesar de o modelo cívico-militar da CMEB Helena Esteves seguir o padrão federal, a unidade sempre foi mantida com recursos do município. “Nós aderimos esse programa na esperança de manutenção por parte do governo federal, que teve seu início no dia 2 de agosto de 2022 e, até hoje, não veio um centavo para esta escola. Ela é mantida desde agosto até os dias de hoje com recursos do próprio município. E agora o governo decretou de vez a extinção desta escola, ela não existe mais a nível de governo federal”, explicou.
O secretário afirmou que irá a Cuiabá nesta sexta-feira (14) e visitará a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) para buscar junto ao Governo do Estado uma parceria para manter o pagamento dos militares que atuam no CMEB.
“Até o momento, a escola mantém. Nada será modificado, porém, nós precisamos estudar possibilidades de como ficará futuramente. Porque a partir do momento em que o governo federal assinou a extinção dela, nós precisamos saber como faremos para a manutenção da mesma”, afirmou Sivirino.
Caso ocorram as mudanças anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC), o modelo de ensino da unidade será alterado somente a partir do ano que vem. “Até o final do ano a gente vai manter porque não faz sentido chegar no meio do ano e fazer esse encerramento. Até a unidade retorna do recesso na semana que vem e tem que ser um processo bem organizado. Da mesma forma que aconteceu no início, nós vamos trabalhar para que seja mantido. Só em caso de força de lei maior que iremos parar com o processo”, destacou o vice-prefeito.
Fim do Pecim
No início desta semana, o governo federal decidiu encerrar o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) instituído em 2019, uma das principais bandeiras da Educação durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Um ofício do Ministério da Educação (MEC) enviado aos secretários de Educação informa que o programa será finalizado e que deverá ser feita uma transição cuidadosa das atividades para não comprometer o cotidiano das escolas. Ainda de acordo com o documento, essa recomendação se refere apenas às escolas cívico-militares do Pecim e não abrange as iniciativas semelhantes de governos estaduais executadas entre as Secretarias de Educação dos estados e suas forças de segurança pública.
Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).