Kayc Alves
Da redação
O presidente do PSL em Novo São Joaquim, Auder Leandro Rodrigues Pereira, esteve em Cuiabá, na semana passada, solicitando a emissão de títulos de propriedades a mais 500 famílias assentadas, no município. Em resposta, o deputado federal Nelson Barbudo deve articular em Brasília para que essas e outras titulações de Mato Grosso sejam providenciadas.
Acompanhado dos correligionários Barbudo e Silvio Fávero, que é deputado estadual pelo partido, a liderança do PSL se reuniu na capital, com o chefe do Incra, em Mato Grosso, Ivanildo Teixeira. Eles pediram a liberação da vistoria dos projetos de assentamento Santo Idelfonso, Tamboril e Noidorinho Vitória.
Segundo Auder, a intenção é agilizar a titulação de mais de 500 famílias, assentadas nessas três regiões. “Com os títulos de propriedade, elas poderão usufruir dos benefícios de programas destinados a quem já tem seus títulos e, inclusive, linha de crédito especial a assentados”, explica.
Em Novo São Joaquim, a estimativa é de que existam aproximadamente 700 assentados. Destes, apenas cerca de 150 possuem o título de propriedade. Para que o processo de titulação se inicie, é preciso que o Incra faça uma vistoria nessas posses.
O deputado Barbudo garantiu a Auder que vai pedir ao presidente da entidade, em Brasília, o general João Carlos Jesus Corrêa, a liberação de R$ 53 milhões para fazer as vistorias e titulações em todo o estado. Segundo Auder, o entendimento do governo federal é de que esses procedimentos sejam destravados.