Da Redação
Semana7
A Prefeitura de Porto Alegre do Norte deu início ao cronograma de ações para dar assistência aos atingidos pelas enchentes nos últimos dias. Além dos problemas ocasionados pelas fortes chuvas, os ribeirinhos sofreram com a falta de energia, internet, telefone e água potável. O acesso à diversas regiões da zona rural também foi comprometido.
A iniciativa é realizada em parceria com a Defesa Civil do estado, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Saúde e Secretaria de Agricultura.
Um levantamento foi feito pela Secretaria de Assistência Social para mapear as perdas e principais necessidades das cerca de 100 famílias afetadas.
Com a ajuda da secretária municipal de Meio Ambiente e Turismo, Fernanda Soares, e de voluntários, a primeira-dama de Porto Alegre do Norte, Sônia Tomazetto, organizou uma expedição iniciada no Cais Municipal Wolfgang Dankmar Gunther, no rio Tapirapé. Juntos, eles percorreram mais de 200 km levando kits de higiene pessoal, cobertores, cesta básica, produtos de limpeza, medicamentos e filtros para as famílias atingidas pelas enchentes.
A ação também contou com o apoio de moradores que cederam canoas e motores para o transporte dos kits, como o empresário José Paulo e Johny Hamerski, o funcionário público Jailton Luz, a coordenadora do CRAS, Cida Santos, o assessor jurídico da Prefeitura, Douglas Cerezine, a assessora de imprensa Agta Gunther, a coordenadora de Turismo, Eliana Silva e os prestadores de serviço José Roberson e o popular Piranha.
Na última quinta-feira (23), o município decretou situação de emergência por conta das fortes chuvas que causaram sérios transtornos em Porto Alegre do Norte.
O prefeito do município, Carlos Tomazetto, reforçou compromisso da gestão em promover ações direcionadas à comunidade atingida. “Em razão do alto volume das chuvas, essas famílias passaram dias difíceis pela ausência total de energia, internet, medicamentos e comprometimento da principal via de acesso ao nosso município. Iniciamos o trabalho de assistência aos atingidos e com planejamento e união de esforços, tenho certeza que iremos dar o auxílio necessário para que todos possam superar esse momento e seguir em frente com mais garra”, disse o gestor.