BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Quarta-feira, 23 de Abril de 2025

CIDADES Segunda-feira, 05 de Agosto de 2019, 09:57 - A | A

05 de Agosto de 2019, 09h:57 - A | A

CIDADES / Araguaia Cidadão

Primeira fase de projeto do TJ traz serviços para municípios da região do Araguaia

Na próxima semana, o judiciário do estado percorrerá 250 km entre Alto Araguaia e Pontal do Araguaia

Kayc Alves
Da redação



Seis municípios do extremo leste de Mato Grosso receberão a primeira fase do projeto Araguaia Cidadão que ocorre entre os próximos dias 13 e 20. A ação é promovida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) e conta com uma diversidade de parceiros. Na ocasião, serão ofertados, casamento social e outros serviços jurídicos e de cidadania.    

As atividades começam no dia 13, em Alto Araguaia, a partir das 8h30, com a solenidade de abertura. No município a ação se estende até o dia 14, com atendimento entre as 9h e 17h. O casamento social poderá ser buscado durante todo o primeiro dia.    

Ao longo da semana, o projeto visita também os municípios de Araguainha, Ponte Branca, Ribeirãozinho, Torixoréu e Pontal do Araguaia. Em 8 dias, o TJ deve disponibilizar as atividades do Araguaia Cidadão a mais de 30 mil habitantes referente à população da região. Serão cerca de 250 km percorridos apenas na primeira fase do projeto.    

“O Judiciário tem um papel primordial na ação e aproximação com a sociedade. Então, estamos montando uma estrutura de serviços que serão oferecidos aos moradores dessas localidades na região conhecida como ‘Vale dos Esquecidos’”, diz o coordenador estadual da Justiça Comunitária, juiz José Antonio Bezerra Filho.    

Entre os serviços, haverá a confecção de registro tardio, resolução de conflitos sociais, casamento comunitário, consultas médicas, oftalmológicas e odontológicas, vacinas e a confecção de documentação. Alguns municípios já confirmaram também a oferta de consulta ao INSS, cadastramento biométrico, biblioteca itinerante e até procedimentos estéticos como corte de cabelo e sobrancelhas.    

A expedição ainda recebeu da Receita Federal 4.600 quilos de roupas, mantas, toalhas, e sandálias que serão doados aos moradores dessas cidades. Toda essa quantidade de produtos é oriunda de apreensões em contrabando ou descaminho.    

Após essa etapa, outros municípios recebem o projeto. A meta do TJ é cobrir todo o leste do estado, que margeia o rio Araguaia. As cidades previstas para a segunda fase são: Vila Rica, São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, Alto Boa Vista, Luciara, São Félix do Araguaia, Bom Jesus do Araguaia, Novo Santo Antônio, Cocalinho, Araguaiana e Barra do Garças.    

Programação da primeira fase:    

Alto Araguaia: 13 e 14/8

Araguainha: 15/8 (local: Cras)

Ponte Branca: 16/8 (local: Escola Municipal Padre Humberto Angeloni)

Ribeirãozinho: 17/8

Torixoréu: 18/8 (local: Escola Estadual Febrônio Rodrigues)

Pontal do Araguaia:19 e 20/8 (local: Feira Coberta)    

Canoagem Ecológica    

Em Pontal do Araguaia, foi incluída a primeira Canoagem Ecológica como parte da programação do Araguaia Cidadão. O item busca realizar uma coleta de lixo simbólica nas margens do rio, entre a Praia da Primavera e a Sol Nascente.    

A ação contou com a parceria da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), do Corpo de Bombeiros e das empresas Restaurante Encontro das Águas e Caiaques e Trilhas Antonio. O passeio deve envolver ribeirinhos, turistas e ambientalistas    

A atividade começa às 8h, do dia 20, e recebe voluntários para participar. Os interessados devem entrar em contato com o número (66) 9 9227-5369.

Comente esta notícia