BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Quarta-feira, 23 de Abril de 2025

CIDADES Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2019, 10:10 - A | A

19 de Dezembro de 2019, 10h:10 - A | A

CIDADES / Feliz Aniversário

Ribeirãozinho comemora seus 28 anos de emancipação nessa sexta-feira

Programação conta com dois dias de shows na cidade

João Pedro Donadel
Da Redação



Prefeitura Municipal

Aniversário Ribeirãozinho

Programação do aniversário de Ribeirãozinho

Nessa sexta-feira (20) a cidade de Ribeirãozinho comemora seus 28 anos de emancipação política administrativa. Localizada no leste mato-grossense, à 376 km da capital Cuiabá, a cidade foi elevada da categoria de distrito em 20 de dezembro de 1991.

A programação realizada pela prefeitura municipal de Ribeirãozinho, sob a responsabilidade de Ronivon Parreira (PSDB) começa às 20h dessa sexta-feira com o show de Doriane e Seus Teclados, no Centro Poliesportivo Edi Robson.

Já no sábado, a população receberá dois shows. O primeiro, a partir das 22h, de Vini Jack. Em seguida, vindo diretamente de Brasília, Andrezin Forró Rasgado fecha as festividades nesse final de semana comemorativo na cidade.

História

De acordo com o site da prefeitura municipal de Ribeirãozinho, a cidade aparecia na divisão territorial de Mato Grosso datada de 31 de dezembro de 1937 como distrito do município de Santa Rita do Araguaia, juntamente com Lajeado, Alcantilado, Bonito, Cassununga, Itiquira e Tesouro.

Na divisão territorial, administrativa e jurídica do Estado de Mato Grosso, para o quinquênio 1944 – 1948, fixada pelo Decreto nº 545, de 31 de dezembro de 1943, apareceu como distrito de Alto Araguaia o vilarejo de Ponte Branca, não constando Ribeirãozinho.

A condição de distrito deu-se com a Lei Federal nº 1.170 de 21 de novembro de 1958, com território jurisdicionado ao município de Ponte Branca, recém-criado. A partir da década de setenta, com a implantação da nova fronteira agrícola brasileira é que Ribeirãozinho despertou para a consolidação de sua comunidade.

Registrou-se então forte fluxo migratório a região. Eram novas famílias que se juntavam às pioneiras do lugar. Os novos moradores aplicavam investimentos na agricultura, proporcionando maior desenvolvimento econômico e social ao distrito. Com o aumento de contingente populacional, da força de trabalho e determinação pelo crescimento, nasceu o sonho e ideia de emancipação política.

O município foi criado pela Lei Estadual nº 5.910, de 20 de dezembro de 1991, de autoria dos deputados José Arimatéia de Pedro Lima.

 

Comente esta notícia