Da Redação
O município de Barra do Garças já recebeu 13.268 doses de vacinas para realizar a imunização contra a Covid-19 até o momento. Os dados foram repassados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio de comunicado, na manhã desta quinta-feira (1).
Do número total de imunizantes recebidos, 8.454 são para a primeira dose e 4.814 para a segunda.
Ainda de acordo com a pasta, 4.610 doses foram destinadas aos povos indígenas, as quais são repassadas pela Secretaria de Saúde ao Distrito Sanitário Especial Indígena Xavante (DSEI), órgão responsável sobre a administração das vacinas nos povos indígenas e de alimentar o sistema de informação após a administração da vacina.
A Secretaria de Saúde ressaltou que os dados sobre a vacinação da população não indígena são atualizados a cada 48 horas, a última atualização ocorreu na terça-feira (30).
Nesta quinta-feira (1), a Secretaria de Saúde promove a aplicação da vacinas em idosos de 69 anos em Barra do Garças.
Cobrança de Mauro Mendes
Ontem (31), o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), enviou uma mensagem a todos os 141 prefeitos de Mato Grosso pedindo uma atuação mais firme para que os dados sobre a vacinação contra a covid-19 sejam inseridos no sistema do Ministério da Saúde.
O estado de Mato Grosso está em último colocado no ranking de vacinação dos estados, divulgado pelo consórcio de imprensa.
Veja o comunicado da SMS abaixo:
A Secretaria de Saúde informa que até o momento recebeu 13 mil e 268 doses de vacinas. Sendo: 8.454 para 1ª dose, e 4.814 para a 2ª dose.
Dessas 13.268 doses, 4.610 foram destinadas aos povos indígenas, essas doses são repassadas pela Secretaria Municipal de Saúde ao DSEI, este, tem a responsabilidade sobre a administração das vacinas nos povos indígenas e de alimentar o sistema de informação após a administração da vacina. Além disso, necessitam encaminhar um relatório para a Secretaria de Saúde, todavia, esse relatório é encaminhado somente após a administração das doses nas áreas indígenas e ainda não foi repassado com a informação constando o número dos vacinados.
A Secretaria informa ainda que, os dados sobre a vacinação dos não indígenas, foram contabilizados até a data de 30/03, sendo que as informações sobre as doses aplicadas são atualizadas em 48 horas. O registros das pessoas é nominal, sendo a dose intransferível, e que cada dose administrada tem um CPF vinculado, sendo possível identificar a pessoa que recebeu a vacina, tendo transparência total na divulgação dos dados.
A Secretaria ressaltou também que as demais doses estão sendo aplicadas nesse momento que está ocorrendo a Campanha de vacinação, tanto para idosos como para trabalhadores da área da saúde.