CIDADES Segunda-feira, 31 de Julho de 2023, 07:32 - A | A

31 de Julho de 2023, 07h:32 - A | A

CIDADES / EM COCALINHO

Sema embarga área de 970 hectares e multa proprietário em R$ 970 mil por desmatamento ilegal

Operação foi realizada após Satélite Planet identificar desmatamento na região

Renata Prata
Renata Prata



Equipe da Unidade Desconcentrada de Confresa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e 10º Comando Regional da Polícia Militar autuaram e embargaram uma área de 970 hectares de uma propriedade rural localizada no município de Cocalinho nesta sexta-feira (28.07). O proprietário foi multado em R$ 970 mil.

Os fiscais se deslocaram até a propriedade após o envio do Alerta de Desmatamento identificado pela Gerência de Planejamento de Fiscalização e Combate ao Desmatamento da Sema. No local, a equipe constatou o desmate sem autorização do órgão ambiental em área de uso restrito na região do Araguaia.

Os alertas de desmatamento são emitidos pela Plataforma de Monitoramento da Cobertura Vegetal, que usa imagens de Satélite Planet no combate ao desmatamento ilegal. A ferramenta, contratada pelo programa REM, age de forma preventiva, minimiza os danos, aumenta a celeridade na resposta, facilita a responsabilização e permite o embargo da área de forma imediata por meio do monitoramento diário e alertas semanais de desmatamento.

A fiscalização da Sema tem como instrumentos o monitoramento em tempo real por satélite de todo o território de Mato Grosso, fiscalização contínua no local onde é identificado o crime ambiental, embargo de áreas, apreensão e remoção de maquinários flagrados em uso para o crime, e a responsabilização de infratores.

A fiscalização in loco acontece tanto por equipes da sede da Secretaria de Estado de Meio Ambiente quanto pelas 9 regionais da Sema localizadas nos municípios de: Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Guarantã do Norte, Juína, Rondonópolis, Tangará da Serra e Sinop.

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

Sicredi Plano Safra 1200

 



Comente esta notícia