CIDADES Segunda-feira, 12 de Junho de 2023, 13:42 - A | A

12 de Junho de 2023, 13h:42 - A | A

CIDADES / ITINERANTE

Sema leva balcão de atendimento para produtores rurais do Vale do Araguaia

Inscritos poderão tirar dúvidas sobre os registros feitos no Cadastro Ambiental Rural; veja como participar

Juliana Carvalho
Sema-MT



A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) levará para Barra do Garças um balcão de atendimento para que os produtores rurais possam tirar dúvidas sobre os registros de suas propriedades no Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar). O gabinete itinerante da secretaria estará no município de 14 a 16 de junho e as atividades serão realizadas no Parque de Exposições Agropecuárias Eliziário José de Farias do Sindicato Rural de Barra do Garças.

As vagas de atendimento durante o 1º Mutirão Ambiental do Vale do Araguaia são limitadas e os produtores devem se inscrever pelo formulário https://bit.ly/43DKGgO. Caso o interessado queira consultar mais de uma propriedade, deve preencher o formulário para cada uma delas, indicando o número de inscrição no Simcar. 

“Daremos ao produtor rural a oportunidade de entender melhor suas pendências junto ao Simcar e quais os caminhos para solucioná-las. Destacamos que durante o evento também estarão presentes parceiros propondo soluções para que o produtor consiga concluir e validar o Cadastro Ambiental Rural e aderir ao Programa de Regularização Ambiental, quando necessário”, detalha a secretária adjunta de Gestão Ambiental, Luciane Bertinatto. 

O Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac) é um dos parceiros presentes no mutirão e apresentará aos produtores rurais da região o Programa de Reinserção e Monitoramento (Prem) que viabiliza a reintegração de pecuaristas ao mercado formal pecuário. Idealizado pelo Imac, o projeto conta com a parceria do Ministério Público Federal, Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e Sindicato das Indústrias Frigoríficas de Mato Grosso (Sindifrigo). O Prem é considerado um requisito de desbloqueio para as propriedades rurais que apresentem irregularidade sobre o critério “Desmatamento ilegal” do Protocolo de Monitoramento de Fornecedores de Gado da Amazônia.

O Iº Mutirão Ambiental do Vale do Araguaia é uma ação conjunta da Acrimat, Imac, Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Sindicato Rural de Barra dos Garças e Estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI) do município.

Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).

Câmara Bg

 



Comente esta notícia