Mayara Correia*
Da Redação
A Defesa Civil de Mato Grosso realiza nesta quarta-feira (30), em Barra do Garças, um seminário regional de orientações sobre diversos temas de preservação ambiental, segurança e saúde da população, entre outros assuntos importantes para a proteção do município nesta época de queimadas. A informação foi repassada na manhã de ontem (29) durante coletiva de imprensa.
O evento ocorrerá ao longo do dia, no auditório municipal Fernando Peres de Farias, com a presença de especialistas do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia - CENSIPAM, para a discussão sobre o Painel do Fogo, uma ferramenta importante para conhecer e gerir o combate de incêndios, além de palestras sobre voluntariado e mapeamento de áreas de risco.
O coronel bombeiro militar César Viana de Brum, secretário adjunto de Proteção e Defesa Civil do Estado de Mato Grosso, destacou a importância do evento e convidou a população. “Chegamos ontem em Barra do Garças para trazer um chamamento para que a cidade participe amanhã do seminário que nós estamos organizando. E nele, iremos anunciar a entrega de uma aeronave para a cidade, que faz parte de um contrato do governador para apoiar as forças de segurança e o Corpo de Bombeiros”, disse o oficial.
Brum explicou que a aeronave deve ficar sediada no aeroporto municipal, sob comando do Corpo de Bombeiros Regional, o qual tem conhecimento técnico para utilizá-lo. O avião também poderá ser empregado em municípios vizinhos, se necessário. A intenção é que a máquina fique em Barra do Garças até o último dia do período proibitivo de queimadas em Mato Grosso, mas, se houver necessidade de expandir essa data, poderá permanecer por mais tempo.
O seminário, assim como o avião, tem como prioridade ajudar no combate a incêndios. De acordo com César, “as informações que nós temos é que esse ano mudem os focos de calor, está aquém do que nós registramos ano passado e anos anteriores. Mas isso não é motivo para a gente desanimar, mas para ficarmos alerta. Temos que manter o foco, a atenção para combater e reduzir as incidências de incêndios”, explicou.
*Estagiária sob supervisão de Andrezza Dias
Entre no grupo do Semana7 no WhatsApp e receba notícias em tempo real (Clique AQUI).