BARRA DO GARÇAS 00:00:00 Quinta-feira, 24 de Abril de 2025

CIDADES Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2019, 09:44 - A | A

06 de Dezembro de 2019, 09h:44 - A | A

CIDADES / Sem poeira

Silvio José aposta em pavimento rígido para acabar com poeira em Araguainha

O prefeito opta pelo custo benefício para pavimentar a cidade

João Pedro Donadel
Da Redação



Semana7

Capa 15

Edição 15 da revista Gente em que noticia o uso do concreto para acabar com a poeira em Araguainha

Atendendo à população da cidade de Araguainha, o prefeito Silvio José de Moraes Filho, o Silvinho (PSD) lançou ainda em outubro a primeira das duas etapas do programa de pavimento rígido de asfalto, em encontro regional da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) em São Félix do Araguaia, conforme noticiou a edição 15 da revista Gente.

Na época, o executivo explicou que na primeira etapa seria realizada a pavimentação de 600 metros lineares e a segunda etapa ficaria para esse mês de dezembro. Entusiasmado com os resultados alcançados pela iniciativa, Silvinho espera entregar 1.200 metros ainda nesse final de ano “o custo benefício é o melhor, conseguimos fazer 100 metros de rua com apenas 30 mil reais” explica.

Esse preço, segundo disse, é em função de “o nosso município ter areia de boa qualidade, enquanto a brita, que na tabela SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices) sai a 120 reais a tonelada, nós conseguimos por 32 reais numa britadeira aqui perto, no município de Alto Garças. Isso nos favorece e torna a obra mais econômica”.

Em análise junto ao setor de Engenharia da prefeitura, o prefeito e sua equipe chegaram à conclusão que o pavimento rígido rende mais que o asfalto comum e é feito sem burocracia. Até o fim de seu mandato, previsto para 31 de dezembro de 2020, Silvinho pretende entregar pavimentadas cerca de 30% das ruas da cidade.

Apesar do risco de a cidade retornar ao status de distrito, caso a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 188/2019, a conhecida PEC do Pacto Federativo, o gestor não mede esforços para trazer ainda mais recursos para sua cidade e prover aos cidadãos a melhor qualidade de vida possível.

Silvinho aguarda verba advinda do governo do Estado, através da cessão onerosa e do Fomento das Exportações (FEX) que a união tem para acerta com Mato Grosso e que será repassado um valor aos municípios. Com a vantagem do custo benefício das obras apresentadas no final desse ano, a meta estipulada para 2020 fica cada vez mais próxima, livrando aos poucos a cidade da poeira indesejável.

Gente 15ª Edição

Araguainha Revista 15

Matéria publicada na edição 15 da revista Gente sobre Araguainha

Comente esta notícia